fbpx
Minas em Foco

Prefeito de Paracatu publica decreto, e só serviços essenciais ficam permitidos

Academia Akal de Artes Marciais – (38) 9-9861-5789.

Com o crescimento no número de casos de Covid-19 em toda a macrorregião noroeste, o município de Paracatu (MG) decreta medidas restritivas mais severas. As medidas passam a vigorar nesta segunda-feira, 1º de março, e terão validade por sete dias, podendo ser prorrogadas por mais sete.

Publicado no domingo (28/2), o decreto municipal foi anunciado à cidade e região por pronunciamento do prefeito, Igor Santos, nas redes sociais.

Nestes dias, só poderão funcionar farmácias, mercados, laboratórios, postos de combustíveis (exceto lojas de conveniência), clínicas veterinárias e demais estabelecimentos ligados ao enfrentamento à Covid-19. Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar somente em sistema de entrega. A comercialização de bebidas alcoólicas está suspensa na cidade no período.

Outra medida definida pelo decreto é a restrição de entrada de pessoas nos mercados e instituições bancárias. Nos dias pares, só poderão entrar nestes estabelecimentos os clientes cujo os CPFs forem par. Nos dias ímpares, será a vez daqueles que têm o CPF ímpar. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família. A prefeitura está aumentando o número de fiscais que atuarão na cidade, de 16 para 100.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que a sociedade paracatuense não entre em colapso, nem na economia, muito menos na saúde. Com boa vontade, trabalho e determinação, nós venceremos esta luta. Contamos com cada um paracatuense”, afirmou o prefeito Igor Santos.

Auxílio Emergencial Municipal

Para amenizar o impacto dessas restrições sobre as famílias de Paracatu, a prefeitura encaminhará um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal para estabelecer o Auxílio Emergencial Municipal. De acordo com o PL, os benefícios serão pagos a famílias de baixa renda da cidade que estão inscritas no Cadastro Único, da secretaria de Ação Social do Município.

De acordo com o PL, os beneficiários do Bolsa Família receberão R$ 200,00 (duzentos reais) do município como Auxílio Emergencial. Já as famílias em situação de extrema pobreza, mas que não recebem o benefício do governo federal, receberão R$ 400,00 (quatrocentos reais) como Auxílio Emergencial Municipal. O pagamento será feito em parcela única, seguindo o calendário do programa do Bolsa Família.

O pagamento do Auxílio Emergencial Municipal ajudará cerca de 1910 famílias, beneficiando mais de seis mil pessoas na cidade. O tema precisa ser apreciado e aprovado pelos vereadores para entrar em vigor.

Enfrentamento à pandemia

A administração municipal tem atuado para fortalecer o sistema de atendimento aos pacientes vítimas da Covid-19, estabelecendo parcerias com a iniciativa privada. Na sexta-feira (26), a cidade inaugurou no Hospital Municipal o Centro de Atendimento Covid-19. Com este centro foram ampliados os leitos de enfermaria de 16 para 20, podendo chegar a 22. Os leitos de UTI também foram reforçados com a abertura de três novas vagas, chegando a 10 leitos exclusivos para os casos graves da doença. Desde janeiro, quando assumiu o mandato, a atual administração dobrou o número de leitos de UTIs voltados para Covid-19.

Nesta semana, a cidade deve receber um novo tipo de equipamento respiratório, voltado aos pacientes em casos moderados e graves da doença. Conhecido como “capacetes-respiratórios”, o equipamento oferece uma ventilação não invasiva, podendo reduzir em até 80% a necessidade de intubação de pacientes. A cidade adquiriu 20 unidades deste equipamento.

Junto a isso, Paracatu tem executado a Campanha de Vacinação. Até este momento, a cidade recebeu 3.142 doses e aplicou 2.592 delas (dados de 27 de fevereiro). A maior parte dos profissionais de saúde que atua na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus já foi imunizada. De acordo com a secretaria de Saúde, a vacinação desses profissionais é primordial para garantir o sistema de atendimento em funcionamento.

Evolução do novo coronavírus em Paracatu

Assim como em outras regiões do país e do estado de Minas Gerais, Paracatu tem sofrido com o crescimento no número de casos de infecções por Covid-19. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, até 27 de fevereiro, haviam sido confirmados 4.457 casos de Covid-19 na cidade. Destes, 312 necessitaram de internação hospitalar e 62 casos resultaram em óbitos.

De acordo com a pasta, neste momento não é possível afirmar que novas variantes do novo coronavírus estejam na cidade. Embora essa possibilidade não seja descartada, a sua confirmação depende de estudos que ainda não foram realizados. A secretaria acompanha com muita preocupação o aumento no número de casos moderados e graves de Covid-19, sobretudo em pessoas entre 25 e 50 anos.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo