fbpx
Últimas notícias

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Também houve um aumento de 5,4% nas mortes

Os casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado. Também houve um aumento de 5,4% nas mortes.  

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. 

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Além disso, a ministra anunciou a criação da Sala Nacional de Arboviroses que passa a funcionar, a partir de agora, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pra acompanhar, em tempo real, a evolução das doenças transmitidas pelo mosquito. 

A vacina contra a dengue também foi mencionada por Nísia Trindade. Ela disse que o imunizante já foi avaliado, e teve parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). E agora está em consulta pública para incorporação ao SUS. 

De acordo com o Ministério da Saúde, pela primeira vez, depois de muito tempo, o Brasil tem os 4 tipos de dengue circulando no país. O tipo 3 não circulava desde 2007. 

E as ações coordenadas anunciadas agora estão de olho nas estimativas para o ano que vem, que apontam para epidemia de dengue em algumas regiões do país. Como destacou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. 

De acordo com o Ministério da Saúde, este ano 10 mil profissionais de saúde foram capacitados contra a dengue e vão circular orientando a população. 

E as pessoas podem também ajudar no combate ao aedes aegypti, impedindo a reprodução dele em água parada, já que 74% dos criadouros do mosquito são próximos às residências. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo