fbpx
Minas em Foco

Ana Canedo, 83 anos, Vence o Câncer e Transforma Tampinhas em Esperança: Uma História de Amor e Solidariedade em João Pinheiro

“Após superar o câncer, a senhora Ana Canedo dedica-se a ajudar instituições de combate à doença, arrecadando mais de 20 mil tampinhas e inspirando a conscientização social e ambiental.”

Ana Canedo de Lima Nogueira, uma inspiradora mulher de 83 anos, provou que a resiliência pode transformar desafios em atos de amor e solidariedade. Diagnosticada com câncer no endométrio em 2021, Ana não apenas venceu a doença, mas também encontrou uma maneira única e engajada de retribuir à comunidade.

Após a retirada do útero, ovário e trompas como parte do tratamento, Ana decidiu canalizar sua energia para apoiar instituições que combatem o câncer. Sua forma singular de contribuir? Coletar tampinhas de garrafas, um gesto que vai muito além do simples ato de reciclar.

Desde então, essa corajosa octogenária dedicou seu tempo à árdua tarefa de coletar, lavar e contar uma a uma as mais de 20 mil tampinhas arrecadadas. Uma demonstração impressionante de comprometimento e empenho, mostrando que pequenos gestos podem ter um impacto significativo.

A iniciativa faz parte da campanha “Tampinhas e Lacres do Amor”, lançada pelo Hospital de Amor em 2019. O objetivo é reciclar produtos descartáveis, como lacres de latinhas de alumínio e tampas de plástico rígidas, transformando-os em recursos para adquirir itens essenciais para os pacientes, como medicamentos, alimentos e materiais de construção.

Essa ação não é apenas um projeto de reciclagem, mas um exemplo de conscientização social e ambiental. Ana destaca a importância da consciência ecológica para um desenvolvimento sustentável, inspirando não apenas pela sua luta pessoal contra o câncer, mas também pelo comprometimento contínuo em fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Para a família de Ana Canedo, sua dedicação é motivo de orgulho, e para a comunidade, ela se torna um farol de esperança e solidariedade, mostrando que, independentemente das adversidades, sempre há espaço para o amor e a generosidade.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo