fbpx
Últimas notícias

MPMG recomenda o banimento temporário das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul dos estádios de todo o país

O banimento, por um ano, deverá consistir na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta ou objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos dias de jogos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu hoje, 15 de março, Recomendação à Federação Mineira de Futebol para que seja aplicada medida educativa de banimento temporário, pelo período de um ano, das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul dos estádios e do entorno dos estádios de todo o país nos dias de jogos, considerado como entorno o raio de cinco mil metros, perímetro de segurança e vinculação com o evento esportivo.  

Segundo o documento, o banimento temporário deverá consistir na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou nos seus respectivos entornos nos dias de jogos.  

O MPMG recomenda ainda a coibição, no interior dos estádios de futebol, do entoamento de cantos e similares que façam qualquer menção às torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura; a inserção, nos regulamentos de competições futuras, da obrigação dos clubes de proibir o entoamento desses cantos, sob pena de sanções disciplinares para os clubes, como ausência de público na partida seguinte ou outra conveniente para contenção da violência envolvendo eventos esportivos, ou ainda sanções pecuniárias, no caso de identificação de torcedores em eventos de violência relacionada ao ambiente desportivo nos dias de jogos. 

O Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube deverão divulgar e tomar providências para efetivar a proibição de entoamento de cantos e similares relacionados às torcidas Máfia Azul e Galoucura aos seus torcedores, por meio de seus canais habituais de divulgação, como redes sociais, comunicações internas, site e outros. 

A Recomendação foi feita após uma escalada de violência entre as duas torcidas, acentuadas por eventos recentes, tendo um deles culminado na morte de um dos envolvidos e no ferimento de um transeunte, ambos atingidos por arma de fogo. Conforme o documento, as duas torcidas organizadas “não cumprem com sua finalidade associativa e proporcionam cenas de violência em ambientes públicos, colocando em risco a segurança da população. Os cantos entoados por tais torcidas restam por divulgar a marca de entidades notoriamente voltadas para a prática de violência nos estádios e entorno”. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#cruzeiro #o #futebol #maiordeminas #fechadocomocruzeiro #cruzeirosempre #corinthians #flamengo #cruzeiroesporteclube #palmeiras #cruzeirocabuloso #cruzeiromeuamor #labestianegra #brasil #brasileirao #eusoucruzeiro #gremio #cabuloso #fluminense #santos #vasco #mafiaazul #x #mineirao #botafogo #cec #vamoscruzeiro #saopaulo #timedopovo #bhfyp

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo