fbpx
Minas em Foco

Projeto “Cantinho da Leitura” busca estimular o hábito da leitura nos estudantes de Unaí (MG)

Nos dias 3 e 4 de outubro, escolas da cidade recebem a doação de um acervo cultural com mais de 80 títulos, entre eles, 10 em braile

O projeto “Cantinho da Leitura”, desenvolvido para estimular o hábito da leitura nos estudantes, acontece nos dias 3 e 4 de outubro juntamente com a apresentação de com contações de história, em três escolas públicas de Unaí (MG). Além das apresentações, as escolas receberão a doação de seis estruturas físicas com um acervo de 80 livros de literatura infantil, sendo 10 em braile. A apresentação das contações de histórias é gratuita e terá a participação de intérpretes de libras e monitores.


O “Cantinho da Leitura” tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural por meio de uma estrutura, em que será possível disponibilizar os livros para as crianças e adolescentes.


Todas as escolas participantes do projeto “Cantinho da Leitura” receberão dois atores que, de forma divertida, contarão histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, O Patinho Feio, entre outras. Durante a apresentação, os atores irão mostrar para as crianças que muitas histórias divertidas podem sair dos livros. Além disso, será construído um cenário com elementos das histórias contadas para maior interação com as crianças.


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece, especialmente, no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação.


De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. O brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Assim, o “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público deste hábito e do acesso às obras.


Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cantinho da Leitura”  tem a produção da Faço Arth, apoio da Komedi e com patrocínio da SLC Agrícola e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Para quem tem a missão de usar a educação como principal vetor de transformação social, como o Instituto SLC, ofertar projetos como o Cantinho da Leitura às escolas próximas da operação da SLC Agrícola é de grande relevância. Esperamos que as crianças possam aproveitar ao máximo esse momento”, afirma Álvaro Dilli, diretor de RH, Sustentabilidade e TI.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela SLC Agrícola. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
Cantinho da Leitura em Unaí (MG)
Datas, horários e locais:
03/10 – 09h00
Escola Municipal Euclídes da Cunha

03/10 – 15h00
Escola Municipal Padre José de Anchieta
04/10 – 09h00
Escola Municipal Eva Maria Vieira

Contato para pautas:
Letícia Herenyi – [email protected] – (11) 97562-3036
Sophia Castro – [email protected] – (19) 99186-4616

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo