fbpx
Minas em Foco

Noroeste de Minas em Crise Energética: Agricultores e Autoridades Cobram Ações Durante Audiência em João Pinheiro

Noroeste de Minas cobra quantidade e qualidade de energia

A Comissão de Minas e Energia da ALMG debate problemas de energia na região, causando prejuízos acumulados aos produtores rurais e municípios.

Agricultores, políticos e empresários do Noroeste de Minas expressaram sua insatisfação e preocupações quanto à má qualidade e falta de energia fornecida pela Cemig, durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Extensão dos Problemas

De perdas em lavouras e leite a falhas em sistemas de irrigação e equipamentos movidos a gerador, os problemas são vastos e prejudicam a economia da região. Dezenas de exemplos foram apresentados, ressaltando também a potencialidade da região para a produção agrícola e como ela está sendo impedida devido à falta de infraestrutura energética adequada.

Vozes da Região

O produtor rural Hebert Couto exemplifica a crise, relatando um prejuízo de R$ 200 mil em sua lavoura de abóbora, em grande parte devido à insuficiência de energia para irrigação. Ele também denuncia que sua usina fotovoltaica, já paga, permanece desconectada da rede há mais de um ano.

“Eu pago energia e deixo de receber a que está sendo produzida inutilmente na usina. Ainda pago o empréstimo que fiz para construir a usina. Muitas vezes, falta uma fase na rede e isso queima os motores.”

Hebert Couto

Inação e Promessas Vazias

Participantes da audiência também reclamaram dos constantes adiamentos de prazos pela Cemig. Prejuízos se acumulam, não apenas na área rural mas também no comércio e na capacidade dos municípios de atrair novos negócios.

Investimentos Prometidos e Falhas de Entrega

Fotos: Guilherme Bergamini

Embora a Cemig tenha anunciado um plano de investimento de R$ 820 milhões para o período de 2023 a 2027, apenas três das sete subestações previstas para o período anterior foram entregues.

Medidas Futuras

Vários requerimentos foram aprovados no final da audiência, incluindo um para acelerar o cronograma de subestações e melhorias de rede.


Fonte: Audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), participantes e convidados.

Para mais informações, contate a Comissão de Minas e Energia da ALMG ou a Cemig.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo