fbpx
Justiça

Justiça do Trabalho nega vínculo de emprego de pastor com igreja evangélica: Exerceu as funções de Pastor em Belo Horizonte/MG, João Pinheiro/MG, Unaí/MG e Almenara

Os pedidos foram julgados improcedentes.

Na segunda-feira, 7 de agosto, uma decisão da Justiça do Trabalho chamou a atenção ao negar o reconhecimento de vínculo empregatício entre um pastor (C. M. P). evangélico e uma igreja (I. I. D. G. D. D), com base na recém-publicada Lei 14.647/2023. A lei modificou o artigo 442 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para estabelecer que não existe vínculo empregatício entre entidades religiosas e seus membros, exceto nos casos de desvirtuamento da finalidade religiosa e voluntária.

O pastor havia ingressado com uma ação na Justiça, alegando que seu trabalho como pastor na igreja evangélica deveria ser reconhecido como um vínculo de emprego. No entanto, o juiz Marcelo Palma de Brito, que analisou o caso, rejeitou os pedidos do pastor com base nas evidências apresentadas no processo.

A decisão do magistrado foi fundamentada na natureza do trabalho do pastor, que demonstrou ser um ministério vocacional e uma vocação religiosa. O pastor afirmou ter sentido um “chamado” para o ministério religioso e passou de fiel leigo a propagador da fé. Além disso, ele tinha autonomia para escolher pregações, definir liturgias e ministrar sacramentos, o que indicava que exercia seu ofício com base em suas convicções religiosas e não como parte de um contrato de trabalho.

Outros fatores levados em consideração foram a falta de menção do pastor sobre a busca por lucro pessoal ou subsistência ao aderir ao ministério, a possibilidade de substituição nos cultos, a ajuda de custo denominada “auxílio ministerial” e a ausência de fiscalização ou subordinação típica de um contrato de emprego.

A decisão ressalta que a nova lei reforça a autonomia das entidades religiosas e seus membros para exercerem seus ministérios por vocação e convicção pessoal. Portanto, o vínculo de emprego não foi reconhecido e o processo foi arquivado.

Esse caso destaca a complexidade das relações de trabalho em contextos religiosos e traz à tona questionamentos sobre a definição de trabalho voluntário e vocacional dentro dessas instituições. A decisão respeita a natureza espiritual do ministério religioso, afirmando que não cabe ao Poder Judiciário interferir nas atividades religiosas, mas sim analisar os aspectos legais envolvidos nas situações apresentadas.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo