fbpx
Plantão de Polícia

Investigação da PCGO leva à prisão organização criminosa por venda de medicamento falso

A Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), através do Grupo de Repressão a Roubos (Garra), iniciou, no mês de abril do ano de 2022, investigação no sentido de apurar a venda de medicamento falso como se fosse imunoglobulina para um renomado hospital de Goiânia, e que consequentemente provocou risco de morte a um paciente que teve que ser internado na UTI do referido hospital. A imunoglobulina é um medicamento de alto custo usado para tratamento de pacientes com deficiências imunológicas graves e que necessitam de respostas rápidas ao tratamento. Foi constatado, através de notificações divulgadas pela Anvisa, que o medicamento comercializado era falso e que havia registros de outros casos idênticos ocorridos em diversas regiões do país.

Inicialmente apurou-se que o medicamento foi vendido pela empresa Bahia Med, uma empresa de “fachada” com sede registrada em Lauro de Freitas – BA, filial de uma outra empresa de nome Farma Med com sede em Abadia de Goiás, a qual não possuía as autorizações e a estrutura necessárias para a comercialização desse tipo de medicamento classificado como termolábeis, ou seja, que necessita de armazenamento e refrigeração especiais. Na investigação, foi representado pela quebra de sigilo fiscal da empresa, através da qual constatou-se que inúmeras unidades de imunoglobulina foram vendidas pelas empresas a vários hospitais particulares, planos de saúde e órgãos públicos de saúde de diversos Estados brasileiros. Também foi representado pela busca e apreensão na sede da empresa em Abadia de Goiás e nas casas dos administradores, tendo sido apreendidos alguns medicamentos de uso restrito e aparelhos eletrônicos, através dos quais foi possível coletar áudios de conversas entre os investigados combinando a remarcação da validade de frascos de outros tipos de medicamentos, além de fotos de caixas de imunoglobulinas que mantinham em depósito de forma inadequada e que possuíam as mesmas características das que foram vendidas ao hospital de Goiânia.

Concluiu-se pelas investigações que se trata de uma organização criminosa com divisão de tarefas, em que a empresa Farma Med era usada para dar licitude a venda de medicamentos falsos. Sidney Donizetti Pereira Júnior exercia a posição de líder, seu pai Sidnei Donizetti Pereira atuava como um gerente, Jilmar Rodrigues Trindade e Rosimar Rodrigues dos Santos, no apoio logístico, enquanto Agmar Bruno da Silva era o “laranja”. Eles foram presos preventivamente em março deste ano.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo