fbpx
Últimas notícias

Maioria do STF decide manter Ibaneis afastado do governo do DF

Governador foi afastado do cargo por omissão contra atos golpistas

O Supremo Tribunal Federal formou maioria a favor do afastamento, por 90 dias, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Roberto Barroso seguiram o voto do relator,  Alexandre de Moraes

Com isso, está confirmada a decisão de Moraes de afastar Ibaneis do cargo.

Na madrugada da última segunda-feira (09), Moraes determinou o afastamento do governador do MDB. Segundo o ministro, houve omissão dolosa de Ibaneis que, mesmo sabendo por todas as redes que os golpistas planejavam um ataque às sedes dos três poderes, não realizou um plano de segurança adequado como, por exemplo, o realizado nos dois últimos 7 de setembro.

Moraes alegou ainda que o governador ignorou o apelo das demais autoridades para os riscos à ordem pública.

Entre os indícios que apontam para as falhas na atuação do governador, Moraes cita a escolta que a Polícia Militar fez dos golpistas ao local do crime, a ausência de resistência das forças de segurança diante da gravidade da situação, com policiais indo comprar água de coco enquanto depredavam os prédios públicos.

Com isso, o ministro do STF considera que estão demonstrados os indícios de materialidade e autoria, por omissão dolosa e participação, em crimes como dano ao patrimônio, golpe de estado, associação criminosa e terrorismo.

Em nota, após a decisão de Moraes, ainda na segunda-feira, Ibaneis disse que respeita a determinação do ministro e reiterou que tem fé na Justiça e nas instituições democráticas e que aguarda com serenidade a decisão sobre as responsabilidades dos lamentáveis fatos que ocorrem na capital. Segundo o político, o governo jamais esperou que a situação atingisse o ponto que chegou.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossamatérias

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo