fbpx
Política

Comissão Especial Aprova Ampliação da Imunidade Tributária para Entidades Religiosas

Proposta de Emenda à Constituição Estende Vedação de Tributação a Compras de Bens e Contratação de Serviços Relacionados a Entidades Religiosas

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (27), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a imunidade tributária para entidades religiosas.

Atualmente, a Constituição Federal proíbe a cobrança de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços relacionados às finalidades essenciais de entidades religiosas e templos. A PEC expande essa vedação para a compra de bens e contratação de serviços necessários à formação do patrimônio, geração de renda e prestação de serviços.

O parecer do deputado Fernando Máximo, do União Brasil de Rondônia, foi aprovado pela Comissão Especial. Segundo o parlamentar, a proposta busca inserir uma interpretação adequada à previsão constitucional, destacando a importância das entidades religiosas na construção de uma sociedade fraterna e pluralista.

Além disso, o texto aprovado estende a isenção para creches, asilos, comunidades terapêuticas, monastérios, seminários, conventos, entre outras instituições ligadas a entidades religiosas. Prevê ainda que os tributos cobrados devem ser depositados em conta corrente de quem adquiriu os bens.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, afirmou que o governo está disposto a negociar com a bancada evangélica para encaminhar a questão, destacando que a proposta não traz forte impacto fiscal para os cofres públicos.

A proposta agora precisa ser votada pelo plenário da Câmara, com votos de pelo menos 308 deputados. Se aprovada, seguirá para análise do Senado.

Participe do canal da Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo