fbpx
Últimas notícias

Abrigo em Valparaiso dopava idosos para evitar atendimentos durante a noite

Operação da Polícia em abrigo de idosos descobre que internos eram dopados para evitar atendimentos durante a noite em Valparaiso

A Polícia Civil de Goiás, com o apoio da Vigilância Sanitária, Creas, e Polícia Técnico- Científica, realizou, no dia 25 de maio, busca e apreensão em uma associação filantrópica responsável por cuidados de idosos, em Valparaíso de Goiás. A ação visava à apuração de denúncias sobre a sedação de idosos no período noturno para dispensa de equipe de apoio, fato que estaria ocasionando o falecimento de pacientes.

A Polícia Civil diligenciou durante o dia, mas nada de anormal foi identificado, razão pela qual foi representado pela busca e apreensão no período noturno, pedido deferido pelo Poder Judiciário. Durante o cumprimento da medida, realmente existiam apenas duas cuidadoras no local, para cuidado de 38 pacientes.

Nos ambientes fechados, foram localizados vários medicamentos de uso restrito, dentre eles morfina, sem o devido receituário. Ainda, foram encontrados vários receituários já preenchidos, sem assinatura médica e outros receituários em branco. Perto dos alimentos consumidos pelos idosos, havia um pilão para macerar os medicamentos dos internos e vários potes de medicamentos diversos com o nome dos pacientes.

Outras irregularidades foram encontradas, como baratas na dispensa, idosos dormindo no corredor ou na sala de fisioterapia, além do fato se o local possuir a média de 38 acolhidos aos cuidados de apenas duas pessoas. Os medicamentos sem receituários foram apreendidos, bem como os receituários médicos sem assinatura e o DV-R com as imagens de segurança para fins de perícia.

As cuidadoras foram ouvidas e liberadas e a investigada, proprietária legal do abrigo, não foi localizada no dia da operação, tendo encaminhado suas auxiliares e seu advogado para acompanharem a conclusão das diligências. Ele deverá responder pelo crime do art. 99, caput, da Lei nº 10.741/03 e pelo crime de fornecer medicamento em desacordo com a receita médica, art. 280 do Código Penal.

Os idosos estão sendo acompanhados pela Assistência Social de Valparaíso e pelo Ministério Público Estadual.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo