fbpx
Plantão de Polícia

Vídeo Gera Questionamentos sobre ação Policial com Uso de Bastão em Paracatu

Imagens geram questionamentos sobre abordagem policial e demandam transparência das autoridades

Um vídeo que circula nas redes sociais está gerando intensos debates em Paracatu, especialmente no bairro Alto do Açude, após revelar um incidente policial que envolve o uso de um bastão por parte de um militar. As imagens, registradas por testemunhas, mostram dois policiais abordando um homem, culminando no uso do bastão em uma ação que suscita questionamentos sobre a proporcionalidade no emprego da força.

O jornalista Jeferson Sputnik, confirmou que o caso ocorreu em Paracatu, mas em uma data pretérita, mas que o vídeo somente ganhou as mídias nesta quarta-feira (24).

O incidente ocorrido no dia 29/12/2023, aconteceu na Travessa São Domingos, bairro Alto do Açude, quando a Polícia Militar foi acionada no referido bairro, devido uma briga entre Fredimo Pinto Brandão, 51 anos, e o irmão dele “Francinei Gomes da Silva, 45 anos”. Na ocasiçao Fredimo teria gredido o irmão com golpes de facão, na cabeça e na perna, após uma noite de bebedeira.

O vídeo mostra dois militares contendo (Francinei Gomes da Silva) 45 anos, ferido pelo irmão, e que aparentemente não ofereceu resistência aos militares. Posteriormente, um dos policiais se dirige à viatura, pegou um bastão e desferiu golpes nas pernas de (Fredimo Pinto Brandão) 51 anos, que estava sentado em uma cadeira. O policial Militar antes de desferir os golpes, brada com alguém que foram solicitados no local e teria quase levado uma pedrada. Durante os golpes com o bastão o militar fala para o homem colocar as mãos na cabeça, ato que não foi obedecido pelo homem, que foi imobilizado e preso.

Informação extraoficial que o militar envolvido está trabalhando internamente e que tem uma investigação em andamento pela Polícia Militar de Minas Gerais.

O Sputnik Voz do Povo, está em espera por informações oficiais da Polícia Militar para entender a motivação exata do ocorrido e obter detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao uso do bastão. Durante o vídeo, um dos militares menciona que alguém teria jogado pedras contra eles, adicionando complexidade à situação.

Pedras supostamente atiradas contra os militares

Sobre o homem agredido e preso pelos militares, o jornalista Jeferson Sputnik, apurou que pesa um histórico de acusações e acionamentos policial por supostos crimes de estupro, tentativa de estupro e estupro de vulnerável.


-Cumprimento de Prisão 10/2014
-Cumprimento de Prisão 07/2018
-Furto 09/2012
-Ameaça 06/2013 – Contra Policiais Penais
-Vias de Fato 08/2020
-Injuria 09/2023

Fredimo Pinto Brandão

Vias de Fato 02/2013
-Suspeito de Estupro 07/2023
-Estupro de Vulnerável 07/2023
-Ameaça 06/2013
-Lesao Corporal 12/2014
-Descumprimento de Medida Protetiva 07/2018 (contra a mãe)
-Ameaça 09/2022
-Ameaça 05/2018

Fredimo Pinto Brandão

A sociedade e defensores dos direitos civis manifestam preocupação diante das imagens e do caso, e exigem uma investigação minuciosa para esclarecer se houve uso excessivo da força. O vídeo levanta questões sobre os protocolos de abordagem policial e destaca a necessidade de treinamento adequado para lidar com situações delicadas.

A transparência e responsabilização tornam-se essenciais em casos como este, e a sociedade aguarda uma resposta oficial das autoridades competentes. O uso do bastão em um momento em que o indivíduo não oferecia risco ou resistência gera inquietação, enfatizando a necessidade de uma análise aprofundada das circunstâncias que cercam esse incidente. O Sputnik Voz do Povo continuará acompanhando o desdobramento do caso e trará atualizações conforme informações adicionais sejam disponibilizadas.

Mais informações Ao vivo no programa Impacto Notícias as 12h nesta quinta-feira (25). Link abaixo…

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo