fbpx
Últimas notícias

Governo de MG deve anunciar medidas mais severas em parte do estado nesta quarta-feira

Segundo prefeitos, medidas foram anunciadas de manhã pelo governador Romeu Zema, que deverá dar entrevista coletiva nesta tarde. Decisão final sobre medidas cabe às prefeituras.

Em reunião realizada com prefeitos de cerca de 30 municípios mineiros na manhã desta quarta-feira (03), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que deve decretar medidas de restrição de circulação mais severas em quatro regiões do estado para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19. As informações foram passadas pelos prefeitos, mas ainda não foram confirmadas pelo governo.

A intenção do governo é criar a chamada “onda roxa”, com medidas mais restritivas no programa Minas Consciente, que trata do plano estadual para conter os contágios do novo coronavírus. A onda roxa deverá proibir a circulação de pessoas em determinados horários, com fiscalização rigorosa, e permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais. Cabe às prefeituras aderir ou não às recomendações do governo estadual no Minas Consciente.

Na tarde desta quarta-feira, o governador e o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, vão dar uma entrevista coletiva sobre o assunto.

Se confirmadas, as mudanças no Minas Consciente ocorrem pouco mais de um mês depois de o estado tornar as regras do programa menos rígidas. Desde o final de janeiro, todas as atividades estão autorizadas a funcionar, com protocolos e restrições diferentes em cada onda.

Cidades sem UTI e lentidão na vacinação

No encontro com Zema, os chefes dos executivos municipais expressaram preocupação com a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19 e o aumento explosivo de casos da doença. Alguns municípios já enfrentam colapso do sistema de saúde.

De acordo com o prefeito de Araguari, Renato Carvalho (Republicanos), a Região do Triângulo Mineiro deve ser inserida na onda roxa do Minas Consciente.

“Às vezes, temos oito, dez pacientes com requisitos para UTI, e falta leito. Então, além de não termos vagas disponíveis, temos pessoas na fila esperando. Infelizmente, temos até seis óbitos por dia”, afirmou o prefeito.

Os prefeitos também conversaram com Zema sobre o ritmo lento de vacinação no estado. Até esta quarta-feira, 635.176 pessoas receberam a primeira dose do imunizante em Minas Gerais, o que corresponde a 2,98% da população.

Até esta quarta-feira, 893.645 mineiros se infectaram com a Covid-19, e 18.872 morreram por causa da doença.

Em todo o país, estados têm sofrido colapso no sistema de saúde, e há cidades com 100% de leitos de UTI ocupados.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo