fbpx
Em cima do Fato

Grande nuvem de fumaça é causada por fogo em pneus em João Pinheiro

Grande nuvem formada por fumaça de queimada de pneus assusta população pinheirense. Queimadas continuam sendo provocadas no município em matas e dentro da zona urbana destruindo a natureza e colocando a população em risco.

O Sputnik Voz do Povo, na manhã desta terça-feira (20), esteve no local do incêndio e com imagens áreas mostrou a grande nuvem que cobriu a Br-040, deixando todos aflitos.

No meio, onde estava o foco do incêndio, uma grande coluna se levanta.Pelas imagens, é possível ver que a fumaça se toma uma grande forma, a situação foi amenizada devido um caminhão pipa da prefeitura de João Pinheiro, ter ido ao local e feito o combate as chamas. 

Isto foi um ato não somente contra a natureza mas tambem contra a saúde da população. O resultado desta orgia de chamas pode ser fatal para as pessoas que involuntariamente inalaram este ar pesado da fumaça preta.

Pneus não são fabricados apenas com borracha natural dos seringueiros. Eles são um produto industrial bastante complexo e contém um verdadeiro cocktail de químicos: vários tipos de borracha natural e borracha sintética à base de petróleo, o elemento químico negro de fumo, poliéster e nylon, fios de aço, óxido de zinco e ácido esteárico, enxofre e vários antidegradantes, aceleradores e retardadores. Concretamente um pneu comum contem 27% borracha sintética, 14% borracha natural, 28 % negro de fumo, 17 % de derivados de petróleo e produtos químicos, 10 % aço e 4 % têxtil, que também são produtos químicos.

Por isto, quando se queima um pneu vários gases tóxicos são liberados e tantos outros nascem das chamas, como por exemplo: monóxido de carbono, ácido benzeno, óxido de enxofre, oxidos de metais pesados, furanos e várias dioxinas.

Especialmente as dioxinas e furanos são substâncias perigosíssimas, porque elas são teratógenas (causam má formação fetal), mutagênicas (causam mutações genéticas) e carcinogênicas (causam vários tipos de câncer no corpo). Sem dúvida, as dioxinas estão no top da lista das químicas mais tóxicas da humanidade e podem criar deformações embrionárias horríveis. A dioxina TCDD, por exemplo, é conhecida como a grande vilã dentro do famoso agrotóxico chamado Agente Laranja (Agent Orange), usado pelos Estados Unidos na guerra do Vietnã, que criou sofrimento inexplicável aos milhões de vietnamitas afetados.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo