fbpx

OIM, Sebrae Minas e CRBE lançam edital para brasileiros emigrantes empreendedores

A partir desta sexta-feira (22), está aberto o edital de apoio a empreendedores brasileiros que vivem no exterior e querem começar ou expandir negócios no estado de Minas Gerais. Serão selecionadas até 15 propostas de negócios (novos ou existentes) que deverão ser implementados em cidades de Minas Gerais, um dos principais estados de origem dos brasileiros emigrados. Entre os selecionados, três projetos serão contemplados com capital semente de até R$ 15 mil. As inscrições estão abertas até o dia 14 de agosto e devem ser feitas exclusivamente por formulário online.

A iniciativa é uma ação do Projeto Revoada: Promovendo o Desenvolvimento Sustentável em Minas Gerais através da Diáspora Brasileira realizado pela OIM, Agência da ONU para as Migrações. O objetivo geral do projeto é fornecer apoio técnico e financeiro a projetos locais de empreendedorismo propostos por brasileiros emigrados ou retornados, visando promover o desenvolvimento local através da diáspora brasileira.

“A OIM defende que as migrações podem ser um motor do desenvolvimento local em países de destino, mas também nos países de origem. Para isso, o envolvimento da diáspora é fundamental, e a comunidade brasileira no exterior tem um potencial imenso”, afirma Guilherme Otero, coordenador de projetos da OIM. “São mais de 4 milhões de brasileiras e brasileiros no exterior com um capital cultural, social e econômico que pode e deve ser aproveitado. Nossa intenção é começar pelo estado de Minas Gerais, que tem se destacado no volume de emigrados e retornados, e no pioneirismo em políticas públicas para esta população. Esperamos poder avançar para todo o país em próximas edições do projeto Revoada”, complementa Otero.

São parceiros da OIM na implementação do projeto o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE). As prefeituras de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Governador Valadares e, nos EUA, a prefeitura de Boston também apoiam a iniciativa.

“O CRBE – Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior agradece a oportunidade de fazer parte do Projeto Revoada, coordenado pela OIM. Com certeza este projeto estará transformando vidas, através do apoio ao empreendedor mineiro emigrado ou retornados. Parabéns a OIM e todos os parceiros que formam este grande projeto”, ressalta Edilson Kinjo, presidente do CRBE.

As propostas apresentadas devem estabelecer um vínculo entre o país de origem e destino, mobilizando o capital social, humano, econômico e cultural da diáspora brasileira. Atentos às políticas de promoção da igualdade de gênero, pelo menos 50% dos projetos selecionados devem ser chefiados por mulheres.

Para garantir esta conexão entre o país de origem e o país de destino destes brasileiros e brasileiras, o edital contempla sete grandes eixos de atuação, dentro dos quais as propostas devem se encaixar: 1) Mobilização e Potencialização de Remessas; 2) Fortalecimento e Promoção do Comércio Internacional e Investimento Direto; 3) Transferência e Circulação de Capital Humano e Social; 4) Turismo de Diáspora; 5) Tecnologia da Informação e Engajamento da Diáspora; 6) Saúde e Diáspora e; 7) Transnacionalidade.

Os 15 projetos selecionados passarão por uma trilha formativa oferecida pelo Sebrae Minas, com oficinas e palestras sobre modelagem de negócios, comunicação e marketing digital, captação de recursos, gestão de negócios, diáspora e desenvolvimento, entre outros. Três iniciativas também serão contempladas com capital semente de até R$ 15 mil.

“Considerando a força da cultura migratória no nosso estado, apoiar o público migrante, sobretudo os brasileiros emigrados e retornados, é uma forma importante e sustentável de fomentar o desenvolvimento territorial de Minas Gerais. Com o Projeto Revoada, e por meio dessas parcerias, as soluções de planejamento e gestão empreendedora oferecidas pelo Sebrae Minas para esse público ficam ainda mais disponíveis e fortes”, destaca o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

O Revoada é realizado no âmbito do projeto regional “Empoderando a Diáspora Sul-americana como Agente do Desenvolvimento Sustentável”, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da OIM e implementado desde 2021 em seis países sul-americanos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: