fbpx
Últimas notícias

IBGE: Produção industrial cresce 0,3% em maio

Resultado ainda não anula queda de 1,9% no setor ocorrida em janeiro

A produção industrial brasileira registrou em maio o quarto crescimento mensal seguido. A taxa foi de 0,3%, acumulando nesse período, alta de 1,8%. Mas, o resultado ainda não é suficiente para eliminar a queda de 1,9% registrada em janeiro deste ano.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (5) pelo IBGE. Mostram, também, que 19 das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram avanço na produção.

As que mais avançaram foram máquinas e equipamentos e veículos automotores, reboques e carrocerias. Entre as que tiveram pior desempenho, estão: indústrias extrativas e outros produtos químicos.

O gerente da pesquisa, André Macedo, lembra que o setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Segundo ele, a melhora no desempenho da indústria nos últimos quatro meses, pode estar relacionada à liberação de recursos do FGTS, a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas e também à evolução no mercado de trabalho, com a redução da taxa de desocupação.

Macedo, destaca que o setor poderia avançar com mais força, não fossem as restrições de acesso das empresas a insumos e componentes e o encarecimento dos custos de produção. E, lembra que várias indústrias continuam fazendo paralisações, reduções de jornadas de trabalho e concedendo férias coletivas aos empregados.

No ano, a indústria acumula alta de 2,6% e, em 12 meses, de 1,9%.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#industrial #industrialdesign #design #engineering #vintage #interiordesign #industry #metal #o #manufacturing #construction #architecture #interior #art #photography #homedecor #home #techno #music #commercial #technology #goth #machine #industria #a #n #steel #retro #equipment #s

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo