fbpx
Últimas notícias

Congresso mantém veto a projeto que beneficiava pacientes com câncer

O Congresso Nacional manteve o veto presidencial que barrou o projeto que obrigava planos privados de saúde a fornecerem determinados tratamentos para o câncer, em até 48 horas, como procedimentos radioterápicos, hemoterapia e o uso de medicamentos especiais.

O veto chegou a ser derrubado pelo Senado, mas na Câmara não houve apoio suficiente. Foram 234 votos. Para derrubar o veto seria necessário que 257 deputados, a maioria absoluta da Casa, votassem a favor.

Os partidos que orientaram pela manutenção do veto argumentaram que havia um acordo para aprovação da Medida Provisória já aprovada pela Câmara e que aguarda deliberação no Senado, ainda que sua validade termine nesta quinta-feira (10).

Orientando pelo governo, Claudio Cajado, do PP da Bahia, defendeu que a MP prevê um prazo de até 180 dias para a Agência Nacional de Saúde Suplementar concluir a análise de processos que pedem a inclusão dos medicamentos no fornecimento obrigatório.

Ao justificar o veto, o Ministério da Saúde afirmou que, ao incluir novos medicamentos de forma automática, sem avaliação da Agência reguladora do setor, a medida contraria o interesse público ao comprometer, segundo o governo, a sustentabilidade do mercado, criando insegurança jurídica.

O senador Reguffe, do DF, sem partido, votou pela derrubada do veto e argumentou que a MP melhora a situação do paciente, mas não resolve o problema.

Ainda nessa terça (8), deputados e senadores derrubaram o veto presidencial sobre ressarcimento às emissoras de rádio e de televisão pela cessão do tempo para a propaganda gratuita dos partidos políticos.

Com a derrubada do veto, volta a valer o modelo de compensação fiscal que existia no passado.

Como não houve acordo entre as lideranças dos partidos, alguns vetos presidenciais não foram votados nessa terça-feira. Entre eles estão o que trata da distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, e o veto parcial ao projeto privatização da Eletrobras, no trecho que permitia a realocação dos empregados da estatal em outras empresas públicas.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo