fbpx
Minas em Foco

Estouro de casos de Coronavírus é previsto em Unaí

COVID-19: SERÁ REGISTRADO COMO “CASO CONFIRMADO” QUEM CONVIVER COM TESTADO POSITIVO E MANIFESTAR SINTOMAS COMPATÍVEIS

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Unaí apontou oito casos confirmados de Covid-19 no final da tarde da última quinta (30/4). Mas o número de casos pode subir significativamente a partir desta semana, porque serão computados como “confirmados” todos os casos de pessoas que convivem com os testados positivamente e apresentarem sintomas compatíveis com a Covid-19.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta (30/4), concedida pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Adriane Araújo.

“Se uma ou duas pessoas de uma mesma família testar positivamente, será contabilizado como caso confirmado um outro familiar que convive ali e apresentar sintomas compatíveis”, explica Adriane. “Isso é vínculo epidemiológico”, completa.

Segundo Adriane, a partir desta semana os boletins trarão ainda um novo item: “casos curados”.

Com relação aos “casos confirmados”, a coordenadora diz não entender por que o item traz tanta polêmica ao ser revelado nos boletins. “Mesmo depois de curados, os números de casos confirmados vão continuar nos registros”.

Ela explica que os critérios do boletim obedecem a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo