Covid-19: Por segurança, PRF suspende atendimento presencial ao público em 13 regionais do país
Em virtude da atual situação de emergência motivada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspendeu, por tempo indeterminado, o atendimento administrativo presencial em algumas regionais da instituição no país. A medida visa garantir a segurança das pessoas, que não precisarão se deslocar até as unidades do órgão para solicitar os seus serviços.
Até o momento, 13 regionais da PRF suspenderam o atendimento administrativo presencial ao público. São elas: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. É possível entrar em contato com essas regionais por meio dos telefones abaixo. Todas elas, exceto Goiás, Roraima e São Paulo, realizam atendimento também via WhatsApp.
Bahia – (71) 9 8184 – 6758
Ceará – (85) 3474-6714
Distrito Federal – (61) 9 8625-7857
Espírito Santo – (27) 3212-6920 (fixo) e (27) 9 8179-0175 (WhatsApp)
Goiás – (62) 3216-8800, 9 9851-6672 ou pelo e-mail [email protected]
Minas Gerais – (31) 3064-5301, 3064-5365 e 3064-5366
Paraíba – (83) 9 9944-6967
Rio Grande do Sul – (51) 9 9275-0604
Roraima – (95) 3198-3450
Santa Catarina – (48) 9 8814- 3745
São Paulo – (11) 2795-2300
Sergipe – (79) 2107-3900
Tocantins – (63) 8121-2980
Embora o atendimento administrativo presencial esteja suspenso, qualquer cidadão pode, a distância, apresentar recursos, indicar condutor que cometeu infrações, imprimir boletos e registrar acidentes sem vítimas, entre outros serviços. Com isso, não é necessário que a população se desloque até unidades operacionais ou sedes da PRF para realização de demandas administrativas.
Todas as atividades de policiamento, entretanto, seguem mantidas. Para situações de emergência em rodovias federais, a PRF lembra que o telefone a ser discado é o 191. O número funciona 24 horas por dia em todo o país. A ligação é gratuita.
Saiba como entrar em contato com a PRF pela internet:
Eventuais recursos de infrações de trânsito, por exemplo, podem ser enviados pelos Correios. As instruções básicas e o formulário de recurso estão disponíveis em https://portal.prf.gov.br/multas-e-infracoes/recursos.
O mesmo vale para a indicação de condutor infrator (https://portal.prf.gov.br/multas-e-infracoes/copy_of_recursos), pedido de conversão de infrações leves ou médias em advertências (https://portal.prf.gov.br/multas-e-infracoes/pedido-de-advertencia-1), consultas e pagamentos de multas (https://portal.prf.gov.br/multas-e-infracoes/consulta-de-multas-nada-consta), entre outros serviços.
A maioria dos acidentes sem vítimas em rodovias federais pode ser registrada diretamente pelos envolvidos, pela internet, em https://www.prf.gov.br/declarante. Neste endereço, o usuário tem acesso a uma lista de perguntas frequentes sobre o assunto.
Boletins de acidentes já atendidos pelas equipes da PRF também podem ser impressos através da internet. As instruções estão acessíveis em https://portal.prf.gov.br/atendimento-a-acidentes/CopiaBAT.
Recursos
Também em razão da epidemia de Coronavírus, foram ampliados ou interrompidos prazos relacionados a serviços como apresentação de defesa de autuação, interposição de recurso, identificação de condutor infrator e regularização de veículos com documentação retida, entre outros. Saiba mais sobre os novos prazos clicando aqui.
Comentários