fbpx
Últimas notícias

Bope fuzila PM que ‘surtou’ no Farol da Barra na Bahia

Um policial militar, teve um surto psicológico neste domingo (28) no bairro da Barra, em Salvador, onde com um rifle efetuou alguns disparos para o alto.

Diante da situação foi solicitado a apoio do Bope, para conter o policial.

Uma situação dramática tomou conta do farol da Barra, onde a imprensa tentou acessar para mostrar o que estava acontecendo ali, logo foram intimidados pela polícia militar que partiu para cima dos profissionais da imprensa inclusive efetuando disparos de arma de fogo.

O policial surtado foi atingido por disparos de arma de fogo efetuados por colegas, após o mesmo ter atirado na direção dos militares que estava na barreira de negociação.

De acordo com a pasta, o soldado, identificado como Wesley, da 72ª CIPM, de Itacaré”, foi “neutralizado” e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), no centro da capital baiana. De acordo com alguns militares que estão no local o militar não resistiu aos ferimentos e faleceu, o mesmo foi baleado após abrir fogo contra os integrantes do Bope por volta das 18h35m. A morte ainda não foi confirmada pelo Comando da PM e nem pelo Governo do Estado.

O texto da secretaria informa também que o homem foi cercado e isolado ainda no início da tarde, quando chegou armado ao ponto turístico e fez disparos que alarmaram quem estava na região. Não há informações sobre outros feridos.

A SSP diz ainda que, além dos tiros, o soldado arremessou grades, isopores e bicicletas no mar. O comunicado relata que ele “alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos”. O rosto do homem estava pintado de verde e amarelo, cores da bandeira do Brasil.

Soldado Prisco diz que PM ’em surto’ foi assassinado e propõe paralisação em protesto

O deputado estadual Soldado Prisco (PSC) protestou hoje (28) contra a ação da policial militar que baleou o agente que estava em surto na Barra, em Salvador. Desde o início da tarde, o PM empunhava uma arma e fazia disparos para o alto. Para Prisco, a ação foi truculenta e desnecessária.

“Por mim, parava tudo [operação da PM]. O que fizeram não tem lógica. O governo que prega direitos humanos massacrou o policial. O PM estava doente. Não tinha necessidade disso, na Barra, coração de Salvador. O governo tem que ser responsabilizado. Prega direitos humanos e fez isso”.

Prisco está no local e disse ter identificado o PM que foi baleado. “Era o Soldado Wesley, da 72ª CIPM, de Itacaré”.

NOTA PÚBLICA:

Atenção amigos policiais e demais colegas das forças de segurança:

Como todos sabem, hoje um membro de nossa corporação foi covardemente abatido por nossos próprios colegas.
Não sabemos ainda se ele vai sobreviver mas, pelas últimas informações, tudo indica que sim.

Sabemos que a situação poderia ter sido evitada, não fosse o clima de tensão ao qual nós estamos sendo submetidos a cada dia, cumprindo ordens ilegais, a mando do governador.

A partir de hoje, vamos nos recolher. Não vamos mais cumprir ordens absurdas. Já chega!
Ninguém mais vai cumprir ordens do governador tirano, Rui Costa, que está nos colocando contra a população de bem.
O povo, com razão, está tomando ódio da polícia e das demais forças de segurança.

O nosso papel é combater o crime e não impedir o trabalho honesto de quem paga os nossos salários.

A culpa do que aconteceu hoje é do governador, mas também nossa, na medida em que não nos insurgimos contra o cumprimento de ordens ilegais.

Por tudo que está acontecendo, já havia um amplo sentimento de revolta na maioria da tropa, mas agora a situação chegou no limite. Em assembleia, nesta noite de domingo, decidimos que qualquer policial ou membro de outras forças de segurança que estiveram na ruas, fardados ou não, cumprindo ordens ilegais, a mando do governador, como exemplo, fechando comércio de cidadãos comuns, será alvejado pelos colegas.

Repassem para todos policiais e coletadas das demais forças de segurança da Bahia.

Coronel Almeida.

28 de março de 2021

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo