fbpx
Política

Lei busca ampliar chances de trabalho da população em situação de rua

A Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua, publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial, quer garantir direitos e ampliar as chances de trabalho e renda dessas pessoas. 

Para isso, segundo o governo, essa nova lei pretende promover a elevação da escolaridade e o incentivo ao empreendedorismo solidário, isso por meio de implantação de uma política nacional de acesso ao microcrédito. 

A iniciativa prevê também incentivos à geração de emprego e à contratação de pessoas em situação de rua. 

Entre os objetivos da política, estão a autonomia financeira, o enfrentamento da pobreza, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência contra pessoas em situação de rua no ambiente de trabalho. 

Pela lei, União, estados e municípios, além do Distrito Federal, podem firmar convênios com entidades públicas e privadas sem fins lucrativos para executar projetos que contemplem a lei. 

E o poder público deve criar a rede de Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua para atender as pessoas que buscam orientação profissional e a entrada no mercado de trabalho. 

De acordo com o governo, esse programa publicado nesta quarta está ligado ao “Plano Ruas Visíveis”, lançado em dezembro, e que faz parte da Política Nacional para a População em Situação de Rua. A iniciativa conta com um investimento inicial de R$ 982 milhões de reais. 

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo