Perito da Polícia Civil de Santa Catarina afirma que não houve culpa da BMW: Carro original foi alterado para ‘turbinar’ motor
Alterações Ilegais no Veículo Levam a Vazamento de Gases Tóxicos, Causando a Morte dos Ocupantes
Em uma coletiva realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) nesta sexta-feira, foi revelado que a causa da morte dos jovens mineiros encontrados dentro de uma BMW em Balneário Camboriú, em 1º de janeiro, foi asfixia devido à intoxicação por monóxido de carbono. O perito Luiz Gabriel Alves de Deus, da PCSC, explicou que o problema ocorreu devido a alterações irregulares no escapamento do veículo, que visavam aumentar sua potência.
As modificações foram realizadas na BMW 320i M Sport, ano 2022 original, especialmente na parte inicial do sistema de escapamento. Um equipamento caseiro chamado “downpipe” foi instalado, proporcionando maior vazão do fluxo de gases, aumentando a rotação da turbina e gerando mais potência para o veículo. Além disso, foram feitas alterações na porção média do escapamento, criando um caminho alternativo para os gases de escape, sem passar pelos abafadores, resultando em maior ruído.
A última alteração ocorreu na parte traseira do veículo, onde não havia um silenciador de escapamento, e um chip de potência foi colocado próximo ao motor. O perito destacou que o “downpipe” foi a peça de maior interesse, pois a ausência de fixação e fragilidade da solda causou o vazamento dos gases tóxicos.
Foram realizadas medições no interior do veículo para avaliar a concentração de monóxido de carbono no ar, mostrando que, após 16 minutos com o ar-condicionado ligado, o aparelho atingiu o limite de 1000ppm, nível que causa inconsciência e morte. Com o ar-condicionado desligado, não foi detectada presença de gás no veículo.
O mecânico responsável pelas alterações será ouvido nos próximos dias, e pode responder pelas mortes. O episódio destaca a importância de modificações veiculares regulamentadas e alerta sobre os perigos das alterações irregulares nos escapamentos.
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