fbpx
Política

Senado aprovada projeto do dep. Weliton Prado que cria a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer

O Plenário do Senado aprova projeto de lei que cria a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, liderado pelo deputado Weliton Prado. A iniciativa visa transformar o cenário do tratamento do câncer no Brasil, abrangendo desde a prevenção até os cuidados paliativos. Uma conquista significativa para a saúde pública no país!

O Plenário do Senado aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei (PL) 2.952/2022, que estabelece a criação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e do Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. O projeto, de autoria da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, liderada pelo deputado Weliton Prado, segue agora para sanção presidencial.

Objetivos Principais do Projeto:

  • Reduzir a incidência de câncer.
  • Melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
  • Diminuir a mortalidade relacionada ao câncer.
  • Eliminar diversos tipos de câncer.
  • Garantir acesso integral ao cuidado do paciente.

O projeto representa uma conquista significativa e será a primeira política nacional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para o enfrentamento do câncer. Seus objetivos abrangem toda a jornada do paciente, desde a prevenção até os cuidados paliativos.

Declarar de Weliton Prado: O deputado Weliton Prado, presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, comemorou a aprovação do projeto como uma “grande vitória”. Ele ressaltou que a nova política é um legado crucial para salvar vidas, abrangendo todos os aspectos do tratamento, desde a prevenção até a reabilitação e o apoio psicológico.

Estatísticas Atuais:

  • São esperados 704 mil novos casos de câncer por ano no Brasil de 2023 a 2025.
  • Em 2021, ocorreram 230 mil óbitos devido à doença, tornando o câncer a segunda principal causa de morte no país.

Reconhecimento no Senado: O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parabenizou Weliton Prado pelo papel crucial na elaboração e aprovação do projeto, destacando-o como um avanço importante no tratamento do câncer no Brasil.

Dr. Hiran, Relator do Projeto no Senado: O senador Dr. Hiran, relator do projeto no Senado, elogiou a qualidade da construção da política, destacando a aprovação unânime no Senado.

A aprovação desse projeto representa um passo significativo na luta contra o câncer no Brasil, buscando melhorias na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. 🌟🇧🇷 #CombateAoCancer #SaudePublica #BrasilContraOCancer

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo