fbpx
Minas em Foco

Estelionatário faz diversas vítimas em Paracatu após conseguir clonar whatsapp de mulher

Na última terça-feira (19), por volta das 19:28Hs, compareceu ao quartel da polícia militar, uma mulher de 42 anos relatando que, por volta das 08:40Hs, recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como Fernando Lima Sampaio, o qual se passou por um representante do canal de tv SBT, informando à vítima que ela teria sido contemplada em um sorteio da empresa Jequiti e que teria ganhado um prêmio.

A vítima alegou que é representante do grupo Jequiti, inicialmente, acreditou que tinha sido contemplada; relatou que a pessoa que estava na ligação telefônica solicitou que a vítima fosse até ao banco para realizar o resgate do prêmio, no valor de vinte mil reais e que, posteriormente, um aparelho celular seria entregue à vítima através de sua líder da empresa.

A mulher relatou que recebeu uma mensagem SMS no celular com um código de verificação (231-679) e que o golpista lhe perguntou qual o código que ela tinha recebido no celular; a vítima então repassou o código ao autor do golpe e recebeu um protocolo de n. 2021.6342/00.05 e, posteriormente, deslocou até a agência bancária, e permaneceu com o suposto representante do SBT na ligação telefônica.

Na agência bancária, a vítima foi orientada pelo golpista a utilizar o caixa eletrônico e relatou que o golpista pediu que ela realizasse uma transferência bancária e, nesse momento, o esposo da vítima que estava a acompanhando suspeitou que a mulher estava sendo vítima de um estelionato e, imediatamente, desligaram a ligação telefônica. 

Após esse fato a vítima relatou que alguns dos seus contatos da agenda telefônica começaram a procurá-la afirmando que estavam recebendo pedidos de transferência bancária via conversas pelo watsapp.

Contudo segundo a vítima, não mais tinha domínio do aplicativo, pois já tinha sido clonado pelo estelionatário; segundo a vítima, com o controle dos seus contatos através do aplicativo o estelionatário fez contato com várias pessoas da sua agenda de contato e conseguiu que três pessoas realizasse depósitos nos valores de 200 reais, um boleto no valor de 435 reais e transferência no valor de 775 e 1500 reais. 

A polícia militar orienta aos usuários de aplicativos para sempre que for solicitado algum tipo de transação financeira por meio eletrônico, certificar-se quanto aos dados bancários da pessoa que está solicitando ou recebendo o valor transferido. Muitas pessoas estão sendo vítima de golpes através destes recursos. 

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo