fbpx
Minas em Foco

Família Luta Contra Obstáculos para Garantir Tratamento de Câncer de Morador de Luizlândia do Oeste Distrito de João Pinheiro

Cidadão com câncer enfrenta desafios na busca por transporte para tratamento, revelando lacunas no sistema de saúde local

A luta de um cidadão de João Pinheiro contra o câncer de próstata expõe as dificuldades enfrentadas por pacientes na busca por tratamentos médicos vitais. O caso de “João Batista Gomes”, um senhor de 65 anos, lança luz sobre as barreiras que podem prejudicar a priorização da saúde dos pacientes, destacando questões cruciais no sistema de saúde local.

A equipe editorial do Sputnik Voz do Povo teve a oportunidade de conversar com a filha do paciente, Cléia Fernandes, 37 anos, que é residente com o pai no distrito de Luizlândia do Oeste, situado a cerca de 90 quilômetros da cidade de João Pinheiro. Ela compartilhou a história de seu pai, diagnosticado com câncer de próstata no ano passado (2022), e revelou a série de obstáculos que a família enfrentou para garantir que seu pai recebesse o tratamento necessário na cidade de Uberaba.

A família foi forçada a buscar alternativas criativas para viabilizar as viagens frequentes de tratamento, incluindo a utilização de um carro da prefeitura. Entretanto, as dificuldades se intensificaram quando o veículo oficial apresentou problemas mecânicos e não pôde mais ser utilizado. Determinados a não perder as consultas vitais, a família mobilizou recursos através de uma “vaquinha” para abastecer um veículo particular e assegurar a continuação do tratamento.

O paciente, enfrentando a debilitação do câncer, teve que enfrentar a exaustiva jornada entre João Pinheiro e Uberaba. A situação se agravou quando uma cirurgia em Uberaba se tornou necessária. A família havia planejado o transporte com antecedência, mas desencontros e problemas de comunicação, juntamente com a suposta quebra de carros da prefeitura, causaram imprevistos de última hora. Mais uma vez, a família precisou recorrer à ajuda financeira para abastecer um carro particular.

Além dos desafios logísticos, a falta de previsibilidade no transporte afetou negativamente tanto o paciente quanto sua família emocionalmente. A incerteza constante e a necessidade de improvisar estão causando um impacto significativo na qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

A história de João Batista Gomes é um exemplo que ecoa além de um indivíduo, revelando uma lacuna maior no sistema de saúde local. Diante dessa situação, a família apela por soluções concretas que garantam o acesso consistente e seguro ao transporte necessário para tratamentos médicos essenciais. A luta deles é um chamado à ação por parte das autoridades e da comunidade, visando assegurar que a saúde seja uma prioridade inabalável para todos os cidadãos.

Esta história serve como um lembrete poderoso de que as necessidades médicas dos cidadãos não devem ser negligenciadas devido a obstáculos logísticos e administrativos. A busca contínua por melhorias no sistema de saúde é um passo essencial para garantir que nenhum paciente seja privado dos cuidados de que necessita.

Por: Jeferson Sputnik, jornalista/ Foto: Arquivo de família

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo