fbpx
Justiça

Ministério Público de Minas Gerais Denuncia 27 Indivíduos por Envolvimento em Pirâmide Financeira em Unaí, Belo Horizonte, Contagem, Guanhães, Belém/PA e Brasília/DF

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revela denúncia contra suspeitos de estelionato, crime contra a economia popular, gestão fraudulenta e organização criminosa, após desmantelamento de complexo esquema piramidal na região.

Grande Investida contra Esquema de Pirâmide Financeira em Unaí

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Paracatu, anunciou uma ação determinante ao denunciar 27 indivíduos por suposto envolvimento em um sofisticado esquema de pirâmide financeira na cidade de Unaí, situada no Noroeste do Estado.

Acusações Abrangentes de Crimes Financeiros e Organizados

As acusações feitas pelo MPMG abrangem uma série de crimes graves, que incluem estelionato, delitos contra a economia popular, gestão fraudulenta e envolvimento em organização criminosa. A denúncia recai sobre alegações de que os denunciados teriam operado em torno de empresas como a Embaixador Investimentos e a Embaixador Bank, prejudicando cerca de 98 vítimas até o momento.

Ação Enérgica contra Práticas Enganosas

O Gaeco demonstra firmeza em seu compromisso de erradicar esquemas de pirâmide financeira e práticas fraudulentas que exploram a confiança das pessoas e causam danos financeiros significativos. A ação coordenada com a Polícia Civil, intitulada de Operação Mercadores do Templo, desarticulou a estrutura complexa da pirâmide financeira, resultando em apreensões de bens de alto valor e criptomoedas.

Alvos da Justiça e Medidas Necessárias

O MPMG busca a prisão preventiva de quatro dos denunciados, incluindo o líder do grupo, conhecido como “embaixador”, além da alienação antecipada dos bens apreendidos e da liquidação das criptomoedas recuperadas. A denúncia também enfatiza a possibilidade de interferência nas investigações, com a tentativa de intimidação de testemunhas e pessoas ligadas ao processo.

A Persuasão da Fé como Ferramenta de Fraude

A investigação revelou que os suspeitos usavam a fé como meio principal de atrair investidores para os serviços financeiros supostamente oferecidos. O líder do grupo apresentava-se como um indivíduo piedoso e honesto, utilizando passagens bíblicas, linguagem religiosa e até músicas gospel para convencer as vítimas a investirem suas economias nas atividades fraudulentas.

Promessas Irreais e Consequências Complexas

As empresas do grupo criminoso supostamente ofereciam serviços financeiros com promessas de lucros ilusórios, atraindo investidores com a perspectiva de juros exorbitantes. No entanto, a investigação descobriu que os métodos empregados pelos denunciados são semelhantes aos das grandes organizações criminosas, conhecidos como “Esquemas Ponzi” ou pirâmides financeiras, que operam em estruturas complexas e prejudicam um grande número de pessoas.

Este artigo foi elaborado com base em informações divulgadas pelo Ministério Público de Minas Gerais e fontes oficiais da investigação.

Por: Jeferson Sputnik, jornalista/ Fonte: MPMG

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo