fbpx
Minas em Foco

Projeto cultural, educativo e ecoliterário vai movimentar alunos de 24 escolas de Paracatu

Serão beneficiadas cerca de 1200 crianças, estudantes do 4° ano de escolas da rede pública de ensino da zona urbana e rural da cidade

O projeto ‘Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias’ está de volta e neste ano vai atender cerca de 1200 estudantes, de 24 escolas da rede pública de ensino de Paracatu. As atividades artísticas e culturais de cunho educativo vão movimentar alunos do 4º ano de 44 turmas do ensino fundamental da zona urbana e rural. A iniciativa da pedagoga, coordenadora e atriz do projeto, Berenice Maria Mendes (Beré Projetos) tem o patrocínio da Kinross, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria de Educação.

O projeto cultural vai realizar 44 oficinas ecoliterárias com temáticas ligadas à preservação e proteção do patrimônio e do meio ambiente. Cada turma participará de oficinas formativas, sendo um encontro teórico-formativo e uma visita ao Parque Estadual de Paracatu. A ação também prevê apresentações teatrais de fantoches para os alunos e a promoção de um concurso cultural entre as escolas participantes, premiando as três melhores ideias.

“Nosso objetivo é promover a conscientização entre as crianças sobre a importância da arte e da cultura, abordando temas sobre a preservação e proteção do patrimônio e do meio ambiente”, salienta a coordenadora geral, Berenice Maria Mendes.

De acordo com ela, a experiência de 2022, na primeira edição do projeto via Lei de Incentivo, mostrou na prática que as atividades de teatro, leitura, contação de histórias, jogos lúdicos e os piqueniques que são feitos no Parque, impactam positivamente na vida escolar e no desenvolvimento dos alunos a partir do ensino aprendizagem interdisciplinar.

Já a produtora do projeto, Christiane Pereira dos Santos explica que a pré-produção das atividades vem acontecendo desde fevereiro. “No dia 7 de junho, realizamos no Auditório da Prefeitura, o lançamento oficial do projeto com a presença de todos os diretores da rede municipal de ensino, da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e da SER. Estamos a todo vapor para começar as atividades com as crianças a partir do dia 31 de julho, e que devem se estender até o mês de dezembro”. Ainda segundo ela, o cronograma das atividades foi alinhado, junto a cada escola participante, nos meses de junho e julho.

SERVIÇO:

Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias

Local: Escolas da Rede pública de ensino e Parque Estadual de Paracatu

Quando:  2º semestre

Início das atividades: 31 de julho

Mais informações: (38) 99955-6378 (Berenice) ou (38) 99934-9470 (Christiane)

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo