fbpx
Últimas notícias

Quase 70% do total de pessoas presas no Brasil são negros

Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que o número de pessoas negras presas no país é o maior já registrado pela série histórica desde 2005. Mais de 68% do total de pessoas presas são negras, o que representa mais de 442 mil pessoas. Em 2005, os negros somavam 58% de todos os presos no país, 10% a menos. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, esses números escancaram o racismo estrutural da sociedade, ressaltando ainda que a “seletividade penal tem cor”. 

Já a quantidade de presos e presas no sistema carcerário brasileiro aumentou, passando de 815 mil para 826 mil pessoas privadas de liberdade. Assim, o sistema está operando acima de sua capacidade, com 230 mil pessoas a mais do que os presídios comportam hoje. Pelas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o governo irá anunciar, nesta sexta-feira, medidas específicas para proteção às mulheres e contra o racismo. Será apresentado um plano específico para Amazônia, onde a violência cresce. Também está prevista a implementação de operações integradas com estados e políticas focadas nos 163 municípios mais violentos. Além do controle ao armamentismo irresponsável, segundo Dino. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo