fbpx
Últimas notícias

Imunização com vacina bivalente contra covid-19 começa em 27/02

Cronograma de vacinação foi divulgado pelo Ministério da Saúde

O cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 foi publicado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. 

As ações devem começar a partir do dia 27 de fevereiro, com a vacinação com doses de reforço bivalentes contra a covid-19, em grupos considerados de risco, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães que deram a luz há menos de 45 dias. Esse imunizante é capaz de proteger contra mais de uma versão do vírus de uma só vez. 

Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI) destaca a importância de as pessoas continuarem seguindo o calendário de vacinação da covid, mesmo com a queda no número de casos.

A estimativa de público nesta etapa é de 52 milhões de pessoas. Em março, uma força-tarefa deve intensificar a vacinação contra covid para toda população com mais de 6 meses, justamente para aumentar a adesão, com ações em parceria com escolas públicas.

A campanha de Influenza terá início, em abril, antes da chegada do inverno, quando acontece a maior parte dos casos da doença. O grupo prioritário dessa etapa inclui idosos, gestantes, profissionais da saúde e da educação, entre outros.

Já em maio começa a multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas, com a mobilização da comunidade para reduzir o percentual de pessoas não-vacinadas contra essas doenças. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado oficial de erradicação do sarampo, Mas, em 2019 mais de 10 mil casos foram notificados e em 2022 dois óbitos foram registrados por crianças menores de um ano. A médica Flávia Bravo explica que o retorno do sarampo ao território brasileiro se deu pela baixa cobertura vacinal.

De acordo com o Ministério da Saúde, praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. Por isso, é importante retomar os altos percentuais de proteção.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossamatérias

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo