fbpx
Justiça

Copasa convida população de João Pinheiro para 1º Encontro “Proteja o Ribeirão dos Órfãos”

Evento visa à elaboração de um planejamento para revitalização compartilhada da microbacia 

Com o propósito de garantir a preservação, promover a revitalização do ribeirão dos Órfãos, manancial que abastece João Pinheiro, e conscientizar a população quanto à importância de cada um fazer a sua parte na proteção dos recursos naturais, a Copasa, por meio do Coletivo Local de Meio Ambiente de João Pinheiro (Colmeia), convida autoridades e moradores do município para participarem do 1 º Encontro “Proteja o Ribeirão dos Órfãos”.  

O evento será realizado no próximo dia 17 de novembro, às 9h, na Câmara Municipal de João Pinheiro, localizada na rua Dr. José Pena, 374, no Centro da cidade. Na oportunidade serão explanadas questões que envolvem poluição ambiental; levantadas propostas para reverter a situação; elaborado um planejamento estratégico que visa resguardar o manancial, em conjunto com todos os presentes; e expostos os benefícios da preservação da microbacia para a segurança hídrica das gerações atuais e futuras. 

Fauster Bernardes, integrante da equipe socioambiental da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), destacou que, além do Colmeia e das autoridades, a participação da população é fundamental. “Sugestões são sempre bem-vindas e cuidar da natureza é uma responsabilidade de todos. Nessa reunião, podemos, juntos, elaborar ações para garantir a perenidade do ribeirão dos Órfãos. Quando cada um apoia a causa, o futuro se transforma e fica mais verde e sustentável”, ressaltou. 

Sobre o Colmeia  

Para executar de maneira eficiente as ações do Pró-Mananciais, são formados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), responsáveis por analisar a situação e propor planos de ações para solucionar problemas nas comunidades próximas às microbacias.  

Esses coletivos avaliam a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras, que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais.  

O Colmeia conta com as participações de entidades e órgãos públicos, comunidades acadêmicas e ONGs que assinaram um pacto se comprometendo com as ações do Programa. Integram o Colmeia João Pinheiro a Câmara e a Prefeitura Municipal; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Sindicato Rural; Polícia Militar de Meio Ambiente e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

Pró-Mananciais  

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Com a ajuda dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.  

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo