fbpx

9ª edição do Festival do Patrimônio potencializa cena cultural de Paracatu

Confira o resultado final da etapa gastronômica e também do Festival Nacional de Música Brasileira

O 9º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu chegou ao fim no último domingo (10/7) deixando saudade e um gostinho de quero mais naqueles que marcaram presença.  Foram seis dias de muita música, cultura e degustação da cozinha mineira. Considerado o maior evento cultural do Noroeste de Minas Gerais, o encontro, que conta com o apoio do Sebrae Minas, reuniu mais de 40 mil pessoas no Largo do Rosário e em outros pontos da cidade, fortalecendo a efervescente cena cultural da cidade.

Entre as 50 atividades e atrações do evento, destaque para o concerto da Orquestra Ouro Preto, com a participação do cantor Diogo Nogueira, que interpretou clássicos do samba e da MPB, além do projeto Sesc Minas ao Luar, com o show da cantora sertaneja Bruna Viola. As apresentações atraíram paracatuenses e turistas ao centro histórico da cidade.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Leonardo Barros, a edição deste ano superou todas as expectativas. “Depois de dois anos sem a realização do evento presencial, tivemos um Festival com muitas atrações e engajamento do público, que prestigiou a nossa cultura”, destaca.

Nas noites de sexta-feira (8/7) e sábado (9/7), as atenções se voltaram para o 17º Festival Nacional de Música Brasileira, com a apresentação de 18 canções compostas por artistas de dez estados do país. Com R$ 25 mil em prêmios, o concurso musical teve cerca de 200 músicas inscritas. O grande vencedor desta edição foi o mineiro de Montes Claros Ronaldo Tobias, com ‘O Vendedor de Pipas’. Ele faturou os prêmios de melhor música e também o de melhor intérprete. (Veja a classificação final abaixo)

Gastronomia

Com a participação de 21 restaurantes e similares, os vencedores da Cozinha Mineira Paracatuense – etapa gastronômica do 9º Festival Cultural -, também foram divulgados na noite de sábado. Bella Carne, Pizzaria Bela Massa e Hamburgueria do Sherife levaram os principais prêmios. Ao todo foram distribuídos R$ 40 mil em premiação. (Confira todos os ganhadores abaixo).

Na avaliação da analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende, além de potencializar a diversidade cultural da cidade, o evento conseguiu valorizar o trabalho desenvolvido pelas empresas participantes. “O Festival Cultural pode ser comparado a um grande guarda-chuva que abraça todo o patrimônio material e imaterial do município, e embala como um produto turístico. Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento”.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz, agradece o apoio e a confiança dos parceiros, e reforça a expectativa para 2023. “O festival consolida o potencial histórico, gastronômico e cultural de Paracatu na região. Já estamos planejando um evento ainda maior no próximo ano, visto que é um atrativo turístico gerador de emprego e renda para o nosso povo”.

O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura de Paracatu e Sebrae Minas, e conta com o patrocínio da Kinross, Nexa, Sicoob Credigerais, Campo, Unimed, Unicred, Coopervap, Bayer, e diversos outros parceiros locais.

17º FESTIVAL NACIONAL DE MÚSICA BRASILEIRA

1 – O Vendedor de pipas – Ronaldo Tobias (Montes Claros-MG)
2 – Sertão Só – Einsten Solles (Paracatu-MG)
3 – Luar Acot – Max Nascimento (Belo Horizonte-MG)
4 – Cê num tá só – Felipe Casimiro e Jessica Stafanis (Londrina-PR)
5 – A mais perfeito das artes – Zebeto Corrêa (Taquaraçu de Minas-MG)
6 – Fonte do Ser – Mauritu (Paracatu-MG)

Melhor Letra: Lastro – Geslaney Oliveira (Vitória da Conquista-BA)
Melhor Intérprete: Vendedor de pipas – Ronaldo Tobias (Montes Claros-MG)
Melhor Música pelo Público: Sertão Só – Einsten Solles (Paracatu-MG)

COZINHA MINEIRA PARACATUENSE

Categoria restaurantes

Melhor Prato:
1- Bella Carne
2 – Araguaia
3 – Carlinhos

Melhor Atendimento:
1 – Bella Carne
2 – Araguaia
3 – Carlinhos
4 – Minas Tchê

Categoria Similares

Melhor Prato
1 – Pizzaria Bela Massa
2 – Hambúrgueria do Sherife
3 – Armazém do Hambúrguer

Melhor Atendimento
1 – Hambúrgueria do Sherife
2 – Nativus
3 – Ponto do Açaí Hamburgueria e Creperia
4 – Alfredo Burguer

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: