fbpx

João Pinheiro é um dos melhores e mais promissores municípios para se investir no Brasil; poderá se tornar o maior município com área irrigada da América Latina

João Pinheiro (MG) foi considerada uma das cidades que mais cresceram e se desenvolveram no Brasil

A cidade está focada no crescimento econômico, inovação e sustentabilidade. Em João Pinheiro está sendo entregue a primeira etapa da Smartcity João Pinheiro, um Empreendimento grandioso inspirado na cidade de Celebration na Flórida e que visa trazer desenvolvimento e renda para todo o Noroeste Mineiro. O propósito do empreendimento é se tornar referência em desenvolvimento imobiliário para as milhares de cidades de pequeno porte em todo território brasileiro.

João Pinheiro não para de crescer! Com diversas grandes empresas, hipermercados, hotéis, agências bancárias e muitos negócios imobiliários voltados ao agronegócio Brasileiro, tem se despontado na geração de emprego e renda no estado de Minas Gerais.

Recentemente foi aprovado pelo Governo de Minas uma normativa que passa para os municípios a responsabilidade da aprovação de licenças e outorgas para barramentos até a classe IV. Com isso, João Pinheiro com seu potencial hídrico, topografia favorável, localização geográfica e condições climáticas com luminosidade e temperatura adequadas, terá condições de irrigar aproximadamente 200 mil hectares de área. Assim, poderá se tornar o maior município com área irrigada da América Latina.

Tudo isso torna João Pinheiro um dos melhores e mais promissores municípios para se investir no Brasil.

MINAS DETÉM O MAIOR PROJETO DE IRRIGAÇÃO DO BRASIL

Bevap Bienergia, localizada na região Noroeste de Minas Gerias, empresa tem também o maior índice de produtividade na produção de cana-de-açúcar por hectare

Foto: Divulgação

Sob nova direção desde o início da safra 2022/23, a mineira Bevap Bienergia, localizada no município de João Pinheiro, na região do Vale do Rio do Paracatu, vem driblando a falta de chuvas, um problema que boa parte dos canaviais do Centro-Sul tem enfrentado nos últimos dois anos, com uma forte aposta na irrigação. A estratégia garantiu bons resultados à companhia na safra passada e é também a base dos planos do novo comando da companhia para preencher a capacidade ainda ociosa da usina.

A Bevap Bionergia, uma das usinas brasileiras mais avançadas tecnologicamente na produção de etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica, é a empresa do setor sucroalcooleiro com o maior projeto de irrigação do Brasil. Em 2020, recebeu o título de “Usina do Ano – Irrigação – Tecnologia & Inovação, no Master-Cana 2020.

Somando áreas próprias e de fornecedores, são 30 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar, com mais de 150 pivôs. Além disso, conta também com irrigação por gotejamento, sendo a única do setor com 100% de irrigação plena (manejo frequente de água durante o ciclo da cultura, em quantidade e local exatos do cultivo da cana), se diferenciando do tradicional manejo de salvação (realizado para evitar que a lavoura sofra o estresse hídrico).

Foto: Bevap Bioenergia

Isso é relevante considerando que, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), excluindo a fertirrigação (aplicação da vinhaça sobre o solo), apenas 6,7% dos mais de 11 milhões de hectares de cana no Brasil são efetivamente irrigados em qualquer uma das modalidades existentes.

O projeto BEVAP foi concebido e está estrategicamente posicionado numa região que apresenta relevo plano, com diversidade de solos, boa disponibilidade de recursos hídricos, características climáticas ideais para o cultivo da cana-de-açúcar, mas marcadas por longos períodos de estiagem. Por isso, a Bevap, desde sua concepção, tem investido em projetos de irrigação automatizados e de alta tecnologia.

“A irrigação está no DNA da empresa, que nasceu com propósito de operar com irrigação totalmente plena. Nossa busca incansável por inovação resultou no investimento do Irriger Connect e Cogni, programas pioneiros no manejo e gerenciamento de irrigação para uso racional de água e energia elétrica na cultura da cana-de-açúcar, proporcionando Lâmina de água na quantidade e momento certos, com maior eficiência na aplicação, sem desperdício dos recursos hídricos”, explica Arturildo Apelfeler, especialista no assunto e que ajudou a desenvolver e implementar os sistemas de irrigação na BEVAP.

Essa estratégia contribuiu muito para que a Bevap se tornasse uma empresa líder no Brasil, com produtividade média de 109 toneladas de cana-de-açúcar por hectare (THC), enquanto a média no Estado de São Paulo (líder de produção no país) é 68 toneladas de cana por hectare. Com relação à quantidade de açúcar total recuperável (ATR), a média até maio/22 foi de 140kg/t cana – o que representa cerca de 22 kg de açúcar por tonelada de cana, acima da média de São Paulo para o mesmo período. Outros fatores determinantes para alcançar resultados satisfatórios de safra foi o correto manejo cultural integrado para cada de variedade de cana plantada.

O trabalho da empresa está colocando o Noroeste de Minas Gerais no mapa dos mais importantes polos de bioenergia do País. Prova disso é o aumento de sua capacidade de moagem nos últimos anos, a qual atingiu cerca de 3 milhões de toneladas de cana, podendo chegar a 4,5 milhões de toneladas (capacidade instalada) de cana por safra.

Na Bevap, a busca pelo desenvolvimento sustentável e pela geração de valor são compromissos estratégicos, fundamentais para a perenidade do negócio. Atualmente, é responsável pela geração de mais de 7.000 postos de trabalho indiretos, 1.450 empregos diretos na região, dos quais 200 estão ligados ao projeto de irrigação.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: