fbpx
Justiça

João Pinheiro é reconhecido como o Município de “Pequeno Porte” em maior expansão pela revista IstoÉ

Com contas pagas e investimentos em vários setores, Brasília, Palhoça e João Pinheiro registram considerável expansão

Em Brasília – DF, ao eleger um governador, a população elege, também, o seu prefeito. Assim, quem responde pela cidade é o governador Ibaneis Rocha (MDB) que, eleito em 2018, assumiu o governo em janeiro de 2019, tendo como primeira missão arrumar as contas, já que havia um rombo estimado de R$ 7,5 bilhões, a capacidade de pagamento estava no nível mais baixo. “Tudo foi equalizado, liberamos verbas que estavam retidas e pudemos fazer grandes investimentos. Com responsabilidade e capacidade é possível fazer tudo” diz ele, à frente de uma população estimada atualmente em três milhões de habitantes, embora seja preciso considerar uma população flutuante das cidades do entorno, estimada em 1,5 milhão.

Então veio a pandemia e, como todos os gestores, Ibaneis teve de tomar providências rápidas e assertivas para garantir o funcionamento da cidade. “Um dos acertos do GDF foi manter a indústria da construção funcionando e impulsionar as muitas obras públicas. Com isso foram criados 40 mil empregos e mantidos outros milhares”, detalha o governador, informando que as mudanças podem ser vistas: “fizemos um hospital, dobramos a capacidade de outros dois, construímos sete UPAs, reformamos as seis que já existiam e construímos 12 UBSs. Foram feitas reformas em todas as escolas Públicas. O fato é que o DF ficou sem investimento em infraestrutura por muitos anos. Hoje estamos construindo um túnel cruzando uma das mais importantes regiões administrativas, Taguatinga, e erguendo oito viadutos simultaneamente, além de duplicar várias pistas. Agora podemos crescer ainda mais”, diz Ibaneis Rocha. Ele salienta que durante a pandemia o maior desafio foi manter a economia funcionando, sem descuidar do aspecto social, pois nesse período muitas empresas fecharam as portas, pessoas ficaram sem emprego, aumentando o número de famílias que necessitam de ajuda para sobreviver.

Sobre o reconhecimento de Brasília como campeã no subgrupo Mercado de Trabalho dentre as cidades de grande porte, Ibaneis reforça que também os investimentos possibilitaram a chegada de novas empresas. “Até o fim do ano vamos entregar grandes áreas em três cidades do DF, totalmente urbanizadas e com capacidade energética para abrigar indústrias. Além disso estamos investindo pesadamente no Biotic, para abrigar empresas da área de tecnologia da informação. Diversas delas já estão sendo instaladas e tudo isso vem transformando o DF num grande polo de desenvolvimento”.

Palhoça

O último censo oficial calcula 170 mil habitantes, mas pesquisa mais recentes apontam que a população já chega a 200 mil. A informação é do prefeito Eduardo Freccia (Podemos), que assumiu a Prefeitura de Palhoça em 2021, seu primeiro pleito disputado na carreira política. “Participei ativamente na gestão anterior como secretário de Infraestrutura e Planejamento e à frente da pasta tive atuação em todos os projetos. Por isso costumo falar que hoje somos um governo de continuidade”, diz ele, explicando que nos últimos anos a cidade começou a ser planejada para o futuro.

Segundo Freccia, num primeiro momento a administração foi estruturada com equipamentos e servidores técnicos, elaborando projetos de obras e ações de curto, médio e longo prazos, buscando oferecer mais qualidade de vida, saúde, educação, segurança. “Como exemplo cito a ampliação de vagas ofertadas em escolas e creches; ampliação de atendimento na saúde e ainda a criação de programas sociais, como a distribuição de óculos de grau para alunos da rede municipal de ensino e para a população idosa. Fomos um dos municípios pioneiros na distribuição gratuita de absorventes às mulheres”, destaca ele.

Em Palhoça trabalha-se com foco no desenvolvimento econômico. “Buscamos criar um ambiente favorável para negócios, desburocratizando serviços e tornando a cidade atrativa para a instalação de novas empresas”, destaca. Aliás, desde 2014 a Prefeitura está estruturando ações que colocaram o município em destaque na rota de grandes empresas. “A criação do programa de competitividade Inova Palhoça foi o meio pelo qual a cidade garantiu incremento da receita ao atrair empresas”.

A administração também dá atenção às obras que deixam a cidade bem estruturada e atrativa a novos negócios e investimentos, o que gera emprego e renda. “Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, o que nos motiva a fazer mais e melhor para oferecer qualidade de vida aos palhocenses”, diz ele. Ainda segundo o prefeito, é na cidade que as pessoas vivem, procuram resolver seus problemas, buscam por saúde, educação e segurança. “Então foi um desafio, porque tivemos de zelar pelas pessoas e pelo município, criando formas de atender sem repassar a conta para o cidadão. É aí que uma gestão moderna, eficiente e estratégica faz a diferença”.

João Pinheiro

Edmar Xavier Maciel (PDT) está à frente de João Pinheiro, o maior município em extensão territorial de Minas Gerais — a rigor, o maior das regiões sul e sudeste.

Assumindo em janeiro de 2021 como o primeiro prefeito reeleito da história da cidade, “o que comprova o excelente trabalho realizado pela nossa administração”, Edinho, como é conhecido, conta que, nesse período mais conturbado, o seu maior desafio foi manter o comércio aberto e fazer os investimentos necessários na área da saúde, o que levou a cidade ao menor índice de mortalidade da região. “Investimos muito e deu tudo certo. Lamento as vidas perdidas, mas conseguimos evitar um caos maior”, diz ele. Maciel salienta, no entanto, que durante esse período os cidadãos se tornaram mais participativos com os problemas da comunidade e contribuíram para que durante a pandemia tudo se mantivesse sob controle.

Com população estimada em 48 mil habitantes, o prefeito relata que nos últimos anos houve em João Pinheiro uma grande evolução em infraestrutura, o que proporcionou o desenvolvimento da cidade, em especial o agronegócio. Some-se a isso os progressos nas áreas de saúde e educação. “E vamos crescer muito ainda. Tudo se deve ao trabalho sério e honesto, focado em resultados e boa prestação dos serviços públicos. Aliás, mesmo nesse período temos conseguido pagar nossas contas em dia, bem como dívidas deixadas por gestões anteriores. Para isso temos a ajuda dos governos federal e estadual, que não estão medindo esforços para enviar recursos apoiando todas as ações da administração”.

De olho ainda no meio ambiente – “temos feito um trabalho permanente de proteção de nossas nascentes, bem como estamos protegendo os sete rios e seus afluentes existentes no nosso município”. Recentemente foi inaugurada a unidade do Corpo de Bombeiros, e está em fase final a construção da clínica de hemodiálise. Neste momento está em obras a smart-city, um projeto de recursos privados, porém com apoio do município”.

Por fim, ainda com muito trabalho a fazer, o prefeito diz que seu desejo é ver o povo feliz, com adequados serviços de saúde e educação, infraestrutura para o desenvolvimento do agronegócio, crescente desenvolvimento e criação de empregos. “E, para isso, trabalho incessantemente”.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo