fbpx
Minas em Foco

Onça Parda é resgatada pela PMMG de Meio Ambiente em Paracatu

PMMG DE MEIO AMBIENTE – RESGATE DE ANIMAL SILVESTRE “ONÇA PARDA” NA REGIÃO LAFEZA.

Em Paracatu, 02 de junho de 2022, durante os trabalhos da operação semana mundial do meio ambiente 2022, por volta das 16h, os Policiais Militares de Meio Ambiente foram acionados para fazerem um resgate de uma onça-parda, que aparentemente apresentava ferimento em uma de suas patas.

O animal se encontrava nas margens de uma estrada vicinal, próximo ao Rio Escurinho, região da lafeza, localidade da fazenda Bom Sucesso, propriedade da empresa Arcelormittal.

Diante das informações os policiais militares deslocaram para o local, munidos de equipamentos de segurança e proteção individual (gaiola de transporte de animais, cambão, cordas, luvas, tarrafão) e o apoio de uma equipe da Funasa de Paracatu.

O animal estava sendo monitorado pelos seguranças da empresa Arcelormittal, cerca, de 48 horas do momento em que foi visto pela primeira às margens da estrada vicinal. E neste sentido, a equipe de segurança da empresa acompanharam os policiais militares e a equipe da Funasa até o local onde o animal se encontrava para o procedimento do resgate/captura.

O animal foi localizado embreado em meio ao matagal, encontrava-se com aparência debilitada, com um ferimento na parte superior da pata direita, sendo contido com um cambão e transportado com segurança para a gaiola de transporte de animais da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Trata-se de uma onça-parda, também conhecida com Sussuarana, nome cientifico. Puma concolor, animal silvestre da fauna brasileira, fêmea, com idade aparentemente jovem, pesando aproximadamente 20 kilos.

A operação de resgate do animal foi um sucesso muito grande. Não ocorrendo nenhum acidente ou incidente, durante os trabalhos de captura/resgate, bem como o transporte.

Devido o fato em que o município de Paracatu ainda não possuir o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) em funcionamento, o animal foi encaminhado para o CETAS da cidade de Patos de Minas/MG por uma equipe do IEF da cidade de Unaí/MG, para assistência veterinária especializada, reabilitação, e a confecção do laudo/atestado biológico para soltura no habita-te natural.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo