fbpx
Justiça

TCE identifica irregularidades em edital para pavimento de ruas de João Pinheiro

A Segunda Câmara do TCEMG, em sessão por videoconferência, na quinta-feira (10/03), julgou parcialmente procedente a denúncia ao edital da Concorrência n. 003/19, Processo Administrativo n. 172/19, promovido pela prefeitura de João Pinheiro, na região noroeste do Estado, com vistas à contratação de equipamentos, materiais, ferramentas e de serviços e obras de pavimentação asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso a quente) de ruas da sede do município e distritos.

Segundo a denunciante, Construtora Simarco LTda, “o instrumento convocatório contém cláusulas desarrazoadas, que ferem os princípios licitatórios e restringem a competitividade’, ao exigir índices excessivamente altos para comprovação de qualificação econômico-financeira e por não incluir na planilha orçamentária os custos de instalação da obra.

O conselheiro Cláudio Couto Terrão, relator do processo, em conformidade com o relatório elaborado pelo órgão técnico, concluiu que, de fato, não foram apresentadas justificativas suficientes para a inserção de índices não usuais para a comprovação de capacitação econômico-financeira das licitantes. E, ainda, que a insuficiência no detalhamento de custos contraria disposição contida na Lei de Licitação n. 8.666/93.

Dessa forma, o colegiado confirmou a decisão do relator, que considerou irregulares essas cláusulas do edital e aplicou multas individuais no valor de R$2.000,00 ao secretário municipal de planejamento, orçamento e gestão, Heli Oliveira de Araújo, e ao presidente da comissão permanente de licitação e subscritor do edital, Rogério da Costa Santos. Também aplicou multa no valor de R$1.000,00 ao engenheiro responsável pela elaboração da planilha orçamentária, Frederico Gomes de Sá.

Fez ainda recomendação ao atual prefeito e à comissão permanente de licitação de João Pinheiro para que, “em procedimentos licitatórios futuros, concedam a todos os interessados igualdade de condições’, e que não inclua cláusulas editalícias que restrinjam indevidamente o exercício do contraditório e da ampla defesa.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo