fbpx
Minas em Foco

Três Barragens se rompem na Zona Rural de Paracatu

Em Paracatu, 01 de fevereiro de 2022, por volta das 14h, a PM de Meio Ambiente recebeu denúncia anônima, dando conta que no início do mês de janeiro 2022, em virtude das fortes chuvas na região, ocorreu o rompimento de barragem em uma fazenda, na Região Traíras, na zona rural de Paracatu. E que o fato não teria sido comunicado aos órgãos ambientais.

O proprietário estava fazendo os reparos por meio de uma força tarefa emergencial para conter os danos. Tendo em vista que, este acidente ambiental veio a danificar e romper outras duas barragens, a jusante no interior da mesma fazenda. Além de provocar carreamento de solo e outros detritos e provocou danos na vegetação de vereda, buritis e outras árvores de espécies nativas do cerrado, nas áreas úmidas ou brejeiras.

Diante da referida notícia de acidente ambiental, a equipe PM de Meio Ambiente compareceu ao local e fez contatos com o gerente da fazenda, alvo da denúncia, o qual confirmou o ocorrido, e juntamente com os policiais militares percorreram aos locais atingidos para uma inspeção. Sendo confirmado as avarias/rompimentos em três barramentos, no interior da fazenda.

Os trabalhos de reparos já estavam concluídos em dois barramentos, e o terceiro, estava em andamento os reparos. De acordo com a informação do gerente, o fato ocorreu, em virtude do grande volume de chuvas no início do ano.

Afirmou também que não houve vítimas, que apenas houve danos na vegetação e na fauna aquática, uma vez que, em uma das barragens era criatório de peixes exóticos, espécimes como tilápia, carpa.

Declarou também que o fato não foi informado ao NEA (Núcleo de Emergência Ambiental), tão pouco, a defesa Civil, por não saber/ conhecer a referida obrigação.

Durante a vistoria na fazenda, em um dos barramentos, funcionários em tratores e caminhões estavam trabalhando para restabelecer/recuperar a barragem.

Após a conclusão dos trabalhos e verificação das documentações ambientais do empreendimento, foi contatada que a fazenda possui licenciamento ambiental regular para suas atividades. Sendo contatado que não dispunha das comunicações de ações emergências competentes.

Diante do fato, o boletim de ocorrência ambiental foi lavrado para as providências legais. As atividades das barragens foram suspensas e também foram lavrados os autos de infrações ambientais correspondentes.

Neste sentido a fiscalização ambiental continuará com a finalidade de verificar se houve outros rompimentos em fazendas vizinhas na região.

A PM de Meio Ambiente alerta a comunidade, bem como orienta os empreendedores que possuem barragens, para os cuidados, vigilâncias e inspeções das mesma, além das documentações ambientais autorizativas.

Atenção especial, principalmente neste período de grande volume de chuvas.

Acontecendo qualquer sinistro ambiental é obrigação do empreendedor fazer a devida comunicação do fato às autoridades ambientais, o NEA (Núcleo de Emergência Ambiental) o IEF (Instituto Estadual de Floresta), o IGAM (Instituto de Gestão de Águas de minas gerais), a defesa civil e a PM de Meio Ambiente para o competente registro e demais orientações legais.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo