fbpx
Justiça

“A Descoberta de Quim Labareda” peça lúdica para público infantil em circulação por cidades mineiras chega em João Pinheiro

Em circulação por cidades mineiras, ‘A Descoberta de Quim Labareda’ aborda desmatamento e queimadas em peça lúdica para público infantil

Entre os dias 07 e 10 de dezembro, peça será apresentada nas cidades de João Pinheiro e Belo Horizonte; sessões são gratuitas e abertas ao público

De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, as queimadas têm aumentado no Brasil, que já registra mais da metade dos focos de incêndio florestal de toda a América do Sul. Além das causas naturais, um incêndio florestal pode também ser causado por ações humanas (como fogo atado, queima para limpeza, fósforos e pontas de cigarros acesos atirados ao chão, fogueiras e balões), por isso a importância de uma educação preventiva.

Dessa forma, a peça “A Descoberta de Quim Labareda” visa abordar o “desmatamento” e a “queimada” com crianças entre 05 e 10 anos de forma leve, utilizando-se do espetáculo teatral e da ludicidade como ferramentas. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto é realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, com produção do Grupo Komedi e patrocínio da Minasligas.

Em solo mineiro, Quim Labareda visita duas cidades. Na terça-feira (07), serão apresentadas duas sessões na Escola Estadual José Romero da Silveira (às 10h e 13h30), em João Pinheiro. No dia seguinte, a peça continua no município para mais duas sessões (às 09h30 e 13h30) na EM Jovino Silveira. Na sexta-feira (10), o espetáculo segue para Belo Horizonte com sessão dupla na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca (às 10h e 13h30), encerrando a circulação mineira. Além da peça, o público também receberá, gratuitamente, o livro homônimo, expandindo a experiência cultural.

Escrita por Sérgio Vale e dirigida por Adriano Veríssimo, a peça tem duração de 45 minutos e promove um espetáculo de alto nível técnico, com linguajar leve e claro para fácil compreensão do público-alvo. Cativante e interativa, a peça faz uso de música, danças e fantoches para torná-la mais lúdica e atrativa. “Nossa intenção é comprometer o pequeno cidadão quanto a importância da preservação da natureza, alertando sobre os perigos das queimadas que prejudicam o solo, o ar, os animais e causam apagões nas cidades”, comenta Ewerton Silvino, supervisor de eventos do Grupo Komedi.

O espetáculo conta a história de Quim Labareda, uma pequena fagulha que vivia triste e pensativa por saber que o fogo fazia mal ao homem. Ao perceber a tristeza do filho, sua mãe, dona Chama, mostra a ele que ambos sempre estiveram juntos, mas que o afastamento ocorreu pelo uso errado que o homem fazia do fogo. Fazendo uma viagem no tempo e com a ajuda do Doutor Cenoura e da dona Água, a dona Chama mostra ao filho as causas de tamanha destruição e o ensina sobre como homem e fogo podem continuar juntos a partir do equilíbrio.

Incentivadora das ações nos dois municípios, a Minasligas realiza – desde sua fundação – iniciativas e práticas de responsabilidade social, patrocinando e apoiando programas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e cidadania.

SERVIÇO – “A Descoberta de Quim Labareda”

Escola Estadual José Romero da Silveira
Sessão 1: Terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 10h
Sessão 2: Terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: Rua Izidorio Nicolau de Araújo, 611 Santa Cruz, João Pinheiro (MG)

EM Jovino Silveira
Sessão 1: Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, às 09h30
Sessão 2: Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: Av. José Basílio da Silva, 306, Cana Brava – João Pinheiro (MG)

Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca
Sessão 1: Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, às 10h
Sessão 2: Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: R. Campanário, 495, Santa Inês – Belo Horizonte (MG)

Evento Gratuito
Classificação Livre

Sobre a Minasligas: A Minasligas tem quatro décadas de atuação, produzindo Ferro Silício, Silício Metálico e Microsílica, atendendo às demandas dos mercados nacional e internacional. O sucesso da Minasligas é resultado da combinação de importantes fatores: o empreendedorismo e conhecimento de gestão de negócios dos seus fundadores e sucessores, a qualidade técnica das suas equipes, o profissionalismo e a paixão dos empregados pelo que fazem. Toda essa liga mantém a essência e os valores da empresa para atender cada dia melhor seus clientes.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo