fbpx
Minas em Foco

Polícia de Meio Ambiente divulga resultados da Operação Paz no Campo XV

Nos dias 08 e 09 de junho, a PM desencadeou em todo Estado, a Operação Paz no Campo XV, com ações e operações de policiamento de meio ambiente no combate à violência e à criminalidade no meio rural. Três pessoas foram presas.

Na Chapada do Catingueiro (09), os militares através de mandado de busca e apreensão, encontraram em uma fazenda animais silvestres abatidos, armas de fogo e farta munição. Dentro de um freezer, foram encontrados 8 kg de carne de cutia e catitu.

No local, foram encontrados ainda, uma cabeça de veado campestre, um penacho de ema, armadilha para capturar tatu, duas arapucas e dois rádios UHF. No quintal, havia dois papagaios verdadeiros em cativeiro e em um chiqueiro havia quatro javalis em meio a outros porcos. Na garagem, uma motocicleta sem placas e com o chassi raspado.

Os javalis, por serem considerados nocivos, é autorizado seu abate, através de normas específicas do IBAMA, dentro de requisitos legais, e a guarda e manutenção continuada a qualquer tempo, como foi o caso constatado nessa operação, equipara ao crime previsto no Artigo 31 da Lei 9.605 — Lei dos Crimes Ambientais — que é “Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente”, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. Os animais foram abatidos e descartados no aterro sanitário municipal.

Três homens de 33, 49 e 74 anos foram presos. Nos celulares deles, haviam fotos mostrando a prática da caça a animais silvestres e armas de fogo.

Eles foram multados em mais de R$42 mil reais e levados para a delegacia com todo material apreendido.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo