fbpx
Últimas notícias

Governo disponibilizou mais de 120 mil medicamentos do kit intubação para 127 hospitais

Pelo menos 91 cidades receberam da Secretaria de Estado de Saúde os itens para a sedação de pacientes com covid-19

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou, nessa sexta-feira (21/5), para 127 unidades hospitalares, em 97 cidades, 120.135 unidades de fentanil, cisatracúrio e atracúrio. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos. 

Os Itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, o cisatracúrio e o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de 15 dias e, os demais, para três.  

Segundo o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, a situação dos estoques de sedativos no estado ainda é crítica, apesar de observadas melhoras em relação a cenários anteriores. “A Secretaria alerta que o cenário ainda não é confortável e todas as medidas de gestão continuam a ser  executadas”, afirma. 

Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos.

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz um levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Cenário

Em Minas Gerais, nesta sexta-feira (21/5), não há registro de falta persistente de medicamentos para o kit intubação nas regiões de saúde, e que gere prejuízo à assistência.

“É importante ressaltar que os estoques são muito dinâmicos, e a rede assistencial do Estado tem conseguido atender à demanda. Apesar de estoques restritos em muitas unidades, não há colapso instalado registrado em nenhuma”, pontua o diretor. Tal cenário se dá devido a algumas medidas tomadas pela SES-MG, como a distribuição – entre 7/7/2020 e 17/5/2021 – de mais de 997 mil medicamentos para os hospitais em atendimento à covid-19. 

A partir do monitoramento, o Governo de Minas Gerais tem realizado a reposição de medicamentos de forma estratégica, mediante análise de dados, como fluxo de pacientes e disponibilidade de sedativos. Os hospitais também têm contato com a Rede Solidária, que permite o remanejamento de insumos entre as instituições que observam aumento no consumo de sedativos.

Confira a relação de medicamentos:

Cisatracúrio – 1.360

Fentanil – 95.250

Atracúrio: 23.525

Total: 120.135


Consulta


O monitoramento semanal dos estoques de kits intubação por hospital e a quantidade de medicamentos disponibilizada pela Secretaria podem ser acessados neste link.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo