fbpx
Plantão de Polícia

Operação Harvest Time mira crimes rurais no Noroeste de Minas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio operacional das polícias Civil de Goiás, do Mato Grosso e de São Paulo, realizou hoje (21/11), a terceira fase da operação Harvest Time. A ação, que já tem nove prisões e 21 mandados de busca e apreensão cumpridos, tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra o patrimônio no meio rural, principalmente no furto de tratores e equipamentos agrícolas de precisão.

Nesta fase da operação, as ordens judiciais foram efetuadas nos municípios mineiros de Unaí e Paracatu, e nas cidades de Piracanjuba (GO), Primavera do Leste (MT), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). As buscas visam angariar evidências complementares, bem como a recomposição patrimonial das vítimas.

Com as nove prisões efetuadas, a PCMG busca a desarticulação de todos os núcleos da organização criminosa. Foram decretadas ainda medidas assecuratórias, como o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de veículos.

A ação é coordenada pelo 16º Departamento e pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Unaí.

Investigações

Ao longo de um ano, a PCMG investigou a atuação da organização criminosa estruturada no município mineiro, um dos maiores produtores rurais do estado. Com base nesse trabalho, a Polícia Civil instaurou aproximadamente 15 inquéritos para apuração de crimes relacionados às atividades ilícitas praticadas pelos integrantes do grupo criminoso. Estima-se que o prejuízo sofrido pelas vítimas tenha chegado a R$ 2,3 milhões.

A delegada Gabriela Mol Câmara, responsável pelas investigações, destaca que o objetivo da Polícia Civil de Minas Gerais é a completa desestruturação da organização criminosa, com a repressão qualificada de todos os seus núcleos. “Nesta fase, foram incluídos os integrantes que atuavam em diversos núcleos da estrutura ordenada: planejamento, levantamento de locais, obtenção de informações privilegiadas, execução e consumação dos furtos qualificados, ocultação, adulteração de veículos, negociação, dissimulação e divisão dos lucros obtidos com a venda dos ilícitos”, esclareceu.

Fases operacionais

Em suas três fases, a operação Harvest Time já alcançou a recuperação de quatro tratores, sendo ainda cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e outros 12 de prisão.

A primeira fase da operação foi deflagrada em maio deste ano, com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e a prisão de três investigados responsáveis pelo núcleo principal (autoria intelectual e operacional dos crimes).

Já a segunda etapa promoveu a recuperação e a apreensão de três tratores furtados pela organização criminosa nas cidades de Unaí, Paracatu e Porto Nacional (TO). As investigações realizadas pela PCMG viabilizaram a recuperação efetiva dos quatro tratores subtraídos pelo grupo criminoso, sendo um deles reavido com a cooperação da Polícia Militar de Minas Gerais e outro, com o apoio da Polícia Civil de Tocantins. Estima-se que a recomposição patrimonial tenha atingido o montante de aproximadamente um milhão de reais em favor das vítimas.

A terceira fase da operação Harvest Time contou com a participação de 78 policiais civis e com o apoio aéreo da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo