fbpx
Minas em Foco

MPMG instaura Inquérito para apurar acionamento de sirenes de barragem em Paracatu

O Ministério Público de Minas Gerais instaurou o Inquérito Civil nº 0470.21.000186-8, com a finalidade de “Apurar as causas e as consequências do acionamento das sirenes de emergência das estruturas de contenção de rejeitos do empreendimento Kinross Brasil Mineração S/A na data de 20/05/2021 no Município de Paracatu/MG”. Na tarde de 20/05/2021, as sirenes de emergência das estruturas de contenção de rejeitos do empreendimento, situado no Município de Paracatu, foram acionadas.

Na mesma data, às 20h50, a empresa Kinross Brasil Mineração S/A encaminhou  comunicado ao MPMG relatando que “as sirenes de emergência da barragem Eustáquio foram acionadas de forma não intencional, devido a uma falha no seu respectivo sistema automatizado”.

O MPMG expediu  ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para aferição da regularidade ambiental do empreendimento minerário no que toca à segurança de barragens. Também foram requisitadas informações técnicas à Kinross Brasil Mineração S/A, a fim de elevar o patamar do entendimento de todos quanto ao ocorrido.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo