fbpx
Minas em Foco

Pânico em Paracatu devido as sirenes de emergência da barragem Eustáquio com sinais de evacuação ter disparado

A situação de Pânico, foi provocada devido as sirenes de emergência da barragem Eustáquio com sinais de evacuação ter disparado devido a uma falha no sistema.

O alerta com sinais sonoros e uma narrativa de atenção, orientando para que todos os moradores deixassem suas residências e fossem para o ponto de encontro em caso de emergência provocou o pânico e moradores ficaram revoltados com a situação causada pelos alarmes, gravaram vídeos repudiando o acontecido.

A Mineradora, Kinrros emitiu uma nota esclarecendo o ocorrido. Através da nota a mineradora informou que, “na tarde desta quinta-feira 20 de maio, sirenes de emergência da barragem Eustáquio dispararam de forma não intencional, devido uma falha no sistema. A companhia reforça que suas estruturas estão seguras e que não há qualquer motivo de preocupação para a sociedade. A empresa está trabalhando na por ação das causas da falha no sistema informa que já foram comunicados da defesa Civil e demais autoridades públicas”.

A Kinross possui duas barragens no município: Eustáquio e Santo Antônio. Segundo a mineradora, ambas são estruturas construídas em pequenas camadas de terra compactada com 0,25 m de espessura cada.

A barragem Santo Antônio foi construída em 1986. Já a barragem Eustáquio, em 2010. Em 27 anos de história, de acordo com dados da empresa, a Kinross nunca registrou um rompimento em barragens em nenhuma das operações que tem ao redor do mundo.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo