fbpx
Minas em Foco

Uberlândia tem 15 casos suspeitos do novo coronavírus sob investigação

Outras três notificações foram descartadas, segundo o boletim epidemiológico estadual

Já são 15 casos em investigação em Uberlândia do novo corona vírus. Outros três casos dados como suspeitos na cidade foram descartados. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) divulgados no boletim epidemiológico na noite desta segunda-feira (9). 

O Diário questionou a Vigilância Epidemiológica sobre os pacientes com resultados negativos para o vírus, mas não houve resposta. A SES-MG informou que não divulga informações detalhadas de casos suspeitos, em investigação ou descartados e sugeriu contato com o Município. Em relação aos exames, esclareceu que primeiro são feitos pela Funed que testa para outros tipos de vírus e, caso nenhum seja identificado, a amostra é enviada para a Fiocruz. Por isso, não é possível dar um prazo para conclusão das investigações (que varia de caso para caso).

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que todos os casos suspeitos notificados atualmente estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Disse apenas que os casos descartados deram positivo para o vírus influenza. 

No mês passado, os primeiros casos suspeitos notificados foram de oito pacientes que deram entrada em hospitais particulares da cidade apresentando os sintomas gripais semelhantes ao coronavírus. Além disso, os pacientes estiveram fora do País ou tiveram contato com pessoas que viajaram para algum dos países de risco de transmissão. 

Em seguida, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) informou sobre uma criança de três anos, vinda da Alemanha, que também apresentaria os sintomas, porém em quadro mais leve. Todos os pacientes receberam alta e foram orientados a ficar em quarentena domiciliar até o resultado dos exames.

Ainda conforme o boletim, na região do Triângulo Mineiro também há dois casos em investigação na cidade de Araguari, um em Patos de Minas, um em São Gotardo e havia um em Uberaba, mas foi descartado. 

MG
Em todo o estado de Minas Gerais são 161 pacientes sob investigações e 28 descartados. A primeira confirmação da doença no território mineiro foi confirmada também nesta segunda e se trata de uma paciente internada em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. 

A paciente tem 47 anos e viajou para a Itália em 20 de fevereiro, retornando no último dia 2 com início de sintomas no dia 5 de março. Ela apresentou mialgia e coriza e não hospitalizou, estando em isolamento domiciliar. A coleta para análise foi realizada em domicílio no mesmo dia e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no último domingo (8).

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo