fbpx

PM do Noroeste de MG passa a contar com equipamento de identificação noturna por meio do calor

Tecnologia auxiliará principalmente em situações com pouca ou nenhuma luminosidade e em áreas de difícil acesso. Equipamento foi entregue durante reunião.

A 16ª Região da Polícia Militar, com sede em Unaí (MG), passa a contar com um equipamento de alta tecnologia que será utilizado principalmente no patrulhamento rural e em operações, o visor noturno termal.
“O visor capta organismos com base no calor emitido pelo corpo. Trata-se de uma tecnologia de acesso limitado e difícil, principalmente, em razão do preço” explica o capitão Anderson Maciel Gil. O equipamento foi entregue pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).
O comandante da Companhia Tático Móvel destaca ainda que a RPM é responsável pelos maiores municípios de Minas Gerais em termos de extensão territorial. Somente no Patrulhamento Rural na região de Unaí, são seis rotas de atuação, com mais de duas mil propriedades atendidas diretamente.

De acordo com ele, a tecnologia auxiliará principalmente em situações com pouca ou nenhuma luminosidade e em áreas de difícil acesso.

“Vamos aumentar a nossa capacidade de enfrentamento durante as ocorrências. Podíamos passar ao lado de criminosos homiziados em áreas de mata sem identificá-los, por exemplo. Agora, o visor poderá nos ajudar na localização, na abordagem e na rendição segura dos criminosos. Recentemente, um equipamento com tecnologia semelhante foi utilizado na captura de uma quadrilha especializada em roubos e explosões de bancos no Norte de Minas”, fala.

O capitão Anderson Maciel Gil diz ainda que o visor pode tirar fotos e fazer vídeos, além de permitir a aproximação em relação às imagens captadas.

“Com os registros, poderemos também legitimar a ação dos próprios militares. Se um criminoso disser que em determinada situação que não portava uma arma, por exemplo, teremos como provar o contrário. As fotos e vídeos podem ser anexadas às ocorrências”, finaliza.

FONTE: G1 Grande Minas.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: