fbpx
Minas em Foco

Ministério Público apura suposta irregularidade em concurso da Guarda Municipal

Entre as denúncias de fraude no concurso, que atraiu 84 mil concurseiros, há “uso de telefones celulares e captura de imagens das salas de prova e das folhas para preenchimento de gabaritos“.

O Ministério Público de Minas Gerais vai apurar supostas irregularidades durante a realização do concurso da Guarda Municipal de Belo Horizonte, que teve provas aplicadas no último dia 18 de agosto. O procedimento inicial do MP, que vai decidir se cabe instauração de inquérito, ocorre depois da instituição receber duas denúncias. As representações afirmam que houve o uso de celulares em local proibido e que alguns candidatos não puderam levar o gabarito para casa.

Conforme a instituição, “foram recebidas duas representações a respeito do concurso, as quais geraram duas Notícias de Fato no MPMG – procedimento de apuração inicial, por meio do qual se buscam elementos que justifiquem ou não a instauração de inquérito civil“.

 Prefeitura de Belo Horizonte informou que todas as informações estão a cargo da Fundação Guimarães Rosa (FGR), instituição responsável pela realização do certame.

A FGR informou, por meio de nota enviada à redação, que foi constatado apenas um fato isolado de tentativa de fraude, apurado desde o primeiro instante.

Segue íntegra da nota:

“Referente à denúncia sobre as possíveis tentativas de fraudes no Concurso Civil Municipal, ocorrido no dia 18 de agosto de 2019, a Fundação Guimarães Rosa informa que foi constatado um fato isolado de prática irregular, mas que já está sendo apurado. Esclarecemos que:

1) Utilização de telefones celulares: os casos constatados durante o período de realização da prova foram registrados em ata e os respectivos candidatos eliminados, nos termos do Edital.

2) Captura de imagens em local de prova e de folha de resposta: um fato isolado foi identificado e já está em apuração.

3) Rascunho do Gabarito: o Gabarito constante no Caderno de Prova poderia ser levado pelos candidatos a partir das 16h30, conforme subitem 9.1.7.44.1 do Edital. No entanto, o rascunho individual foi disponibilizado pela Coordenação para os candidatos que saíram antes do horário indicado.

Como entidade responsável pelo processo de seleção, a Fundação Guimarães Rosa reforça o seu comprometimento por zelar pela segurança e lisura das informações e a sua conduta na investigação do caso será de transparência e ancorada nas determinações previstas no Edital.

Fundação Guimarães Rosa”

Inscritos

Dos 84 mil concurseiros inscritos, apenas 500 têm vaga garantida, sendo 100 reservadas para mulheres e 400 para homens. De acordo com Guarda Municipal, haverá um cadastro de reserva com 1,5 mil nomes.

A prova foi constituída por 50 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 20 de legislação, 5 de noções de informática; 8 de noções de geografia urbana e 7 sobre a história de Belo Horizonte. Para o candidato ser aprovado, ele precisa obter, no mínimo, 60% dos pontos, sem zerar qualquer categoria avaliada.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo