fbpx
Minas em Foco

Romaria na Região do Alto Paranaíba Celebra Nossa Senhora da Abadia com Devoção e Fé

Por [Elivan Alves], Jornalista

No coração da Região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, a cidade de Romaria se prepara para receber uma multidão de aproximadamente 150 mil fiéis nesta terça-feira, 15 de agosto, para a tradicional celebração em honra a Nossa Senhora da Abadia. Este evento anual, marcado pela devoção e fé dos participantes, atrai peregrinos de diversas partes do país, que chegam a pé, a cavalo, de bicicleta ou em caravanas, para prestar homenagens à padroeira da cidade.

Com uma história rica e profunda ligação religiosa, Romaria, situada a 491 quilômetros de Belo Horizonte, tornou-se um ponto de encontro para devotos que buscam uma experiência espiritual única. A celebração marca o 153º ano da festa e culmina com o ponto alto da procissão, onde a imagem de Nossa Senhora da Abadia é conduzida em meio a uma verdadeira “onda” de fé, emocionando todos os presentes.

A programação deste ano conta com diversos momentos significativos. Às 17h, está programada uma celebração eucarística solene, que encerra o jubileu e é presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba. Logo em seguida, ocorre a tão esperada procissão luminosa, onde a imagem da padroeira é coroada pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Estrela do Sul. Para finalizar com um espetáculo de luzes, a celebração inclui a encenação da ascensão de Nossa Senhora ao céu, seguida por uma emocionante queima de fogos.

Após enfrentar o desafio da pandemia, que trouxe amarguras para muitos, a busca espiritual parece ter ganhado ainda mais significado. Segundo o Padre Márcio Ruback, Reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia, “as pessoas estão mais em busca de Deus, e a devoção mariana tem crescido, revelando o rosto materno de Deus”.

Com grande entusiasmo, o Padre Ruback comenta que, nas últimas três semanas, a movimentação tem sido intensa no município. Ele também menciona a participação de 95 comitivas de cavaleiros vindos de cidades e estados vizinhos, que contribuem para a atmosfera festiva e devocional que envolve Romaria.

O lema da festa deste ano, “Corações Ardentes – Pés a Caminho”, reflete a disposição dos peregrinos em percorrer suas jornadas espirituais com devoção e determinação. A celebração de Nossa Senhora da Abadia não é apenas um evento religioso, mas uma experiência de fé compartilhada, unindo pessoas de diferentes origens em um ambiente de respeito, harmonia e espiritualidade.

Jornalista Jeferson Sputnik e Deputados Weliton Prado e Elismar Prado Participam da Festa de Nossa Senhora da Abadia em Romaria

Além da multidão de fiéis que se reuniu para celebrar Nossa Senhora da Abadia em Romaria, a festa também contou com a presença ilustre do renomado jornalista Jefferson Sputnik e dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado. A equipe do Sputnik Voz do Povo, acompanhou de perto as festividades e capturou momentos significativos dessa demonstração de fé e devoção.

O jornalista Jefferson Sputnik e sua equipe, conhecidos por abordar temas diversos em suas reportagens, escolheram destacar a celebração de Nossa Senhora da Abadia como parte de sua cobertura jornalística. Eles documentaram a devoção dos peregrinos, a atmosfera festiva e o significado espiritual que a festa tem para os participantes.

Os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, representantes comprometidos com a comunidade e os valores locais, também marcaram presença na festa. Sua participação reforçou a importância da celebração religiosa e demonstrou o apoio às tradições culturais e espirituais da região.

A presença dessas figuras públicas acrescentou um toque especial à festa, ressaltando sua relevância e impacto não apenas para os moradores locais, mas também para personalidades influentes que reconhecem a importância da devoção a Nossa Senhora da Abadia.

A cobertura do jornalista Jefferson Sputnik e a participação dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado servem como testemunho da significância cultural e religiosa da festa de Romaria, que vai além das fronteiras locais e alcança visibilidade nacional, promovendo valores de fé, comunhão e tradição.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo