fbpx
Últimas notícias

Ouro Preto parada no tempo esgoto e lançado diretamente nos córregos

De acordo com a prefeitura, menos de 2% do esgoto da cidade é tratado, Ouro Preto tem 70 mil habitantes e recebe meio milhão de turistas por ano.

Em 1933, o esgoto era lançado diretamente em um córrego que passa a poucos metros de uma igreja, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a casa religiosa que em 2019 e uma das atrações barrocas mais visitadas de Ouro Preto, continua sofrendo com a situação do esgoto que teve início no século XVIII, e chegou ao século XXI, sem nada ter sido feito para resolver a situação vergonhosa.

De acordo com um estudo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Existe cerca de 22,5 mil instalações de coleta da sede e dos distritos. Mas que apenas dois vilarejos “São Bartolomeu, que possui cerca de 500 habitantes, e de Miguel Bournier, que tem por volta de 800 moradores, contam com o serviço de tratamento de esgoto.

Ouro Preto é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 era de cerca de 74 mil habitantes.

O município foi fundado em 1711, por meio da fusão de diversos arraiais, fundados por bandeirantes. No município, há treze distritosAmarantinaAntônio PereiraCachoeira do CampoEngenheiro CorreiaGlauraLavras NovasMiguel BurnierSanta Rita de Ouro PretoSanto Antônio do LeiteSanto Antônio do SaltoSão Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.

Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas.

O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil, mas é bom lembrar que a área de Villa Rica/Ouro Preto era muito maior englobando as atuais Congonhas, Ouro Branco e Itabirito. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.

Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980.[8] Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.

Ouro Preto conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil. Ele foi criado em 1890 e os chamados “tanques de desinfecção”, localizados no bairro da Barra, podem ser considerados como a primeira estação de tratamento do estado. Porém, no século XX, o funcionamento foi interrompido.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo