Política

Câmara de Brasilândia de Minas recebe pedido de CPI para investigar Prefeito por suposto uso de servidores em fazenda particular

Requerimento assinado por seis vereadores foi protocolado nesta segunda-feira (01/06); denúncia aponta eventual emprego de recursos públicos em propriedade vinculada a Oseias Cardoso Queiroz

BRASILÂNDIA DE MINAS, MG – A Câmara Municipal de Brasilândia de Minas informou oficialmente à população que recebeu um requerimento formal para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O alvo da investigação é o atual prefeito do município, Sr. Oseias Cardoso Queiroz. O documento foi protocolado nesta segunda-feira, 1º de junho de 2026.

O Objeto da Investigação O requerimento tem como objetivo central a apuração de denúncias sobre a suposta utilização de servidores públicos municipais e o eventual emprego de recursos do erário em atividades de caráter estritamente particular. De acordo com o texto, os desvios teriam ocorrido dentro de uma propriedade rural vinculada ao chefe do Executivo.

O pedido foi subscrito e assinado por seis vereadores da Casa Legislativa:

  • Arlen Valadares;
  • João Henrique Zica da Rocha;
  • Nerivaldo Alves Miranda;
  • Helton Peres Ferreira;
  • Luís Felipe de Andrade;
  • Adailton Lopes Abrantes.

Os parlamentares requerentes argumentaram que os fatos apresentados carregam extrema relevância para a fiscalização da administração pública municipal. Segundo eles, o cenário justifica plenamente a adoção dos instrumentos legais e regimentais para que os acontecimentos sejam devidamente esclarecidos.

Próximos Passos e Ampla Defesa Em nota, a Câmara Municipal destacou que a CPI constitui um mecanismo legítimo de fiscalização parlamentar voltado para apurar fatos determinados de interesse público. A instituição reforçou que a abertura do procedimento não representa um julgamento antecipado, condenação ou qualquer tipo de conclusão prévia sobre as denúncias.

A Casa Legislativa reafirmou seu compromisso com a transparência, a moralidade administrativa e o respeito ao devido processo legal, garantindo que todas as etapas serão conduzidas com responsabilidade e imparcialidade.

De acordo com o Regimento Interno do Palácio Legislativo, caberá agora à Presidência da Câmara adotar as providências administrativas e jurídicas necessárias para o processamento regular do requerimento e a eventual instalação oficial da comissão investigadora. O prefeito Oseias Cardoso Queiroz terá garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório ao longo de todo o processo.

AVISO LEGAL: É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das matérias e conteúdos deste canal em outros veículos de comunicação sem autorização prévia. A utilização indevida sujeita os infratores a sanções legais, incluindo a cobrança de danos morais e patrimoniais.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *