fbpx
Últimas notícias

STF Decide que Forças Armadas não têm Função de Poder Moderador

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reiterou que as Forças Armadas não possuem a função de “poder moderador” em relação aos Três Poderes da República. Os 11 ministros entenderam que o artigo 142 da Constituição não autoriza qualquer interpretação que admita uma intervenção militar.

O último a proferir seu voto no plenário virtual foi o ministro Dias Toffoli, que acompanhou o voto do relator, ministro Luiz Fux. Ele votou contra a existência de um poder moderador atribuído às Forças Armadas.

Para Toffoli, o poder das Forças Armadas é restrito. Ele exclui qualquer interpretação que permita a intromissão no funcionamento dos Três Poderes e não pode ser utilizado pelo Presidente da República contra os poderes constituídos.

O julgamento em plenário virtual teve início em 29 de março e o prazo para os ministros votarem encerrou à meia-noite desta segunda-feira (8), com todos depositando seus votos.

Em uma análise definitiva, a ação protocolada em 2020 pelo PDT buscava impedir que o Artigo 142 da Constituição fosse utilizado como justificativa para o uso do Exército, Marinha e Aeronáutica para interferir no funcionamento das instituições democráticas.

A tese do “poder moderador” foi enfatizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como possível fundamento para medidas contra outros poderes durante seu governo.

Para se manter atualizado com as principais notícias, participe do canal do Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba informações direto no seu celular. Clique no link abaixo para se inscrever e se manter informado sobre os acontecimentos locais. [Link de inscrição no canal do Whatsapp]

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo