fbpx
Minas em Foco

Escola Estadual Maria Gonçalves Azevedo Promove Feira de Ciências 2023

Alunos Demonstram Conhecimento e Criatividade em Projetos Científicos

Segunda-feira 20/11, João Pinheiro – No dia 18 de novembro, a Escola Estadual Maria Gonçalves Azevedo realizou a aguardada Feira de Ciências 2023, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar projetos e compartilhar conhecimentos sobre diversas temáticas.

A iniciativa de promover Feiras de Ciências tem se mostrado uma prática pedagógica eficiente para estimular a curiosidade e o interesse dos estudantes. Esses eventos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências, além de fortalecer a conexão entre a comunidade e a escola por meio da divulgação científica.

Os alunos do 6º ano se destacaram com a produção de um modelo representativo da ETA – Estação de Tratamento de Água. Durante a apresentação, abordaram a importância do tratamento da água e a preservação dos mananciais, proporcionando uma compreensão prática desses processos.

No espaço dedicado aos alunos do 7º ano, a temática “Reino Plantae” foi explorada, destacando a importância das plantas para os seres vivos. Como parte do projeto, foram distribuídas 100 mudas de árvores frutíferas, promovendo a conscientização ambiental.

O 8º ano abordou de maneira consciente os temas Outubro Rosa e Novembro Azul, tratando sobre a importância da prevenção de doenças e destacando a relevância do cuidado com a saúde.

Os alunos do 9º ano apresentaram o que aprenderam sobre reações químicas e a identificação de pH nas aulas de Ciências. Além do conhecimento teórico, realizaram experimentos práticos que foram compartilhados durante o evento.

Destacando a importância dos primeiros socorros, o Corpo de Bombeiros ministrou uma palestra com os Soldados Henrique Elias e Thiago Paz, ensinando técnicas para identificar sinais vitais.

Em parceria com o IFTM e o patrocínio da SICOOB CREDgerais, os professores Danilo e Pedro apresentaram o programa “Stelarium”, permitindo aos alunos explorar o espaço sideral, Sistema Solar e Sistema Planetário em tempo real.

A Feira de Ciências da Escola Estadual Maria Gonçalves Azevedo proporcionou não apenas aprendizado, mas também integração e enriquecimento cultural para toda a comunidade escolar.


Tags: #Educação #Ciência #FeiraDeCiências #EscolaEstadual #Conhecimento #Sustentabilidade #Saúde #PrimeirosSocorros #Astronomia #Parcerias

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo